Em Espanha, a DB Schenker está a operar um dos maiores centros logísticos automatizados de e-commerce, para clientes retalhistas da península ibérica e França.

O armazém está localizado no parque industrial de Henares, em Guadalajara, é constituído por 50.000 metros quadrado, e inclui mais de 200 robôs e um sistema de embalamento otimizado. Está equipado com um sistema de recolha de mercadorias para pessoas, que assenta em robôs móveis autónomos (AMR), fornecidos pela Geek, empresa especializada em tecnologia AMR.

O novo sistema integra soluções de recolha e embalamento para um cumprimento rápido e flexível das encomendas online, bem como um tratamento eficiente das devoluções.

O principal cliente da DB Schenker neste armazém é a Adidas, e um sistema de transporte automático assegura um processamento atempado e prazos de entrega rápidos para oferecer uma melhor experiência à marca de artigos desportivos.

Para otimizar o volume de encomendas e a utilização de veículos de transporte, a embalagem é ajustada ao tamanho exato do produto que é expedido através de uma solução automatizada. Desta forma, assiste-se a uma redução das emissões de CO2 ao longo da distribuição.

“As soluções automatizadas das nossas operações de Guadalajara foram instaladas num tempo recorde de apenas quatro meses e já provaram a sua estabilidade e flexibilidade em torno da Black Friday e da época natalícia. Estamos orgulhosos de satisfazer as expectativas e a confiança de um cliente tão importante como a Adidas”, refere Alfredo Alcalá, contract logistics product manager iberia da DB Schenker.