O início das operações do ampliado centro logístico da Mango, em Lliçà d’Amunt, Barcelona, está apontado ainda para o primeiro semestre deste ano, segundo avança o periódico espanhol El Mercantil.

Desde junho de 2021 que o gigante da moda tem realizado obras de ampliação tendo, recentemente, anunciado que iria acrescentar mais 90.000 metros quadrados aos 190.000 metros quadrados já existentes na plataforma. Com esta aposta, a Mango pretende “expandir a capacidade de gestão de vestuário de 10.000 para 180.000 peças de vestuário por hora”.

Os novos dados da retalhista anunciam que a plataforma estará dividida em três níveis e irá incorporar novos automatismos para complementar as suas funções, nomeadamente a implementação de um classificador para sequenciar encomendas e automatizar a gestão de devoluções e de expedições, e robôs autónomos para movimentação interna, criando uma maior flexibilidade operacional.

Inicialmente, a empresa estimava que o investimento para a expansão seria de 35 milhões de euros, e que estaria concluída em 2022. No entanto, a data de término foi ajustada para 2023, bem como o investimento, que aumentou. O valor passou para 88 milhões de euros, destinando 42 milhões à própria obra, 41 milhões à área de logística e desenvolvimento tecnológico, e cinco milhões à sustentabilidade, com a instalação de painéis fotovoltaicos e outras ferramentas de controlo de consumos de energia.

Será a partir deste centro logístico que a Mango passará a dar resposta a todos os seus canais de distribuição, incluindo lojas próprias, franquias, corners e e-commerce nos países onde está presente.