Chegados a 2023 pensaríamos que tudo fosse voltar à “normalidade”. Qual? Infelizmente, estamos há um ano a viver algo impensável (Guerra na Europa). Apesar de todas as probabilidades, a Ucrânia (e aliados) está a resistir e a conseguir manter o foco no controlo do seu território.

A cadeia de abastecimento (Supply Chain) global está mais pressionada que nunca, os preços dos transportes internacionais oscilam frequentemente como nunca visto nem previsto, e influenciam tendências de compra e fluxos de aquisição dos produtos. O mundo teve de reaprender as técnicas e estratégias de compra, e nunca o Procurement foi tão valorizado.

As empresas, principalmente as PME’s, tiveram – e continuam a ter – muitas dificuldades de adaptação a esta nova realidade:
As atualizações dos preços aconteciam habitualmente no início do ano. Era responsabilidade de um colaborador que realizava essa tarefa manualmente, ou pior, não havia ninguém disponível, e a alteração decorria à medida da receção de cada produto. Os erros de preços eram poucos, e normalmente resolviam-se com uma conversa com o cliente. Agora, como toda a cadeia está sob pressão, ninguém aceita erros de preços, a resolução é mais complexa.
A analise de stocks era uma tarefa que só mais no fim do ano é que alguém se preocupava em medir a fiabilidade. Realizar inventários e proceder às retificações. Atualmente é necessário “encontrar fisicamente” a quantidade de que está no sistema para conseguir vender ao preço antigo… Por isso a importância do controlo do stock.
Gestão de compras – a negociação é uma necessidade… Porque na maior parte das vezes o orçamento está adjudicado a preços antigos. Como não existe stock é necessário negociar ao máximo (que já devia ter sido uma realidade no passado!), para conseguir os melhores preços para não ter de renegociar com cliente por via de perder o negócio.
Controlo e gestão de encomendas de clientes com base em contratos ou garantias de pagamento. Sim, é verdade a maioria das PME’s continuam a fazer negócios sem contratos ou qualquer garantia de pagamento. A proximidade com os clientes proporciona este tipo de ações, os clientes (alguns) por sua vez não garantem também o pagamento pelas mesmas razões.
Garantia da viabilidade do compromisso orçamentado é a constatação real de que a logística tem, cada vez mais, um papel fundamental na gestão e controlo de custos das empresas. Isto se existir controlo de stocks, gestão das previsões de vendas e a manutenção dos preços de aquisição.

Todos estes pontos carecem de grandes adaptações no modus operandi dos colaboradores, mas principalmente dos gestores de topo (que normalmente são os patrões).

Em termos gerais, a gestão de stocks estava a ter um impacto cada vez mais relevante na gestão empresarial, porém, atualmente considero-a mesmo fundamental para melhorar os resultados líquidos das empresas. Infelizmente ainda existem muitas empresas que suportam os resultados financeiros com malabarismos contabilísticos, com o inventário, através da enorme percentagem de produtos obsoletos que perpetuam no stock.

A gestão logística e operacional deverá ter um enfoque cada vez mais impactante no setor das compras e aprovisionamento, sendo que a gestão de stock tem como função fornecer dados relevantes para que as compras e aprovisionamento executem com mais viabilidade a sua função.

O comércio global tem vindo a recuperar para uma normalidade disforme devido à inflação criada pela invasão da Ucrânia, um estado económico que veio baralhar muitos algoritmos e fórmulas viáveis de aprovisionamentos.

Como será o futuro depois deste enorme sismo na Turquia e Síria? Será que o comércio global não vai ressentir-se desta paragem forçada de um país tão importante como a Turquia? Além de todas as perdas e destruição provocadas naqueles dois países, o mundo também vai ressentir-se a curto prazo.

Acredito que tudo se equilibra, embora os influenciadores deste equilíbrio tendam a ser cada vez mais poderosos e impactantes:
A pandemia COVID-19 – paragem da cadeia de abastecimento global!
A invasão da Ucrânia – Influência direta sobre o aumento da inflação na Europa!
O sismo na Turquia e Síria – ausência de soluções alternativas no mercado global nalguns produtos e componentes. Provocará aumentos de preços por escassez de produto?

Parece-me que o mercado global está cada vez mais dependente da China. Tivemos abertura para conseguir algum posicionamento devido à incerteza que existia no abastecimento provocado pelas políticas de COVID zero por parte da China, porém, com a abertura geral e a regularização do custo do transporte marítimo para valores mais regulares voltaram a criar a confiança.

O tema do momento é o acesso facilitado à inteligência artificial, por exemplo o “CHATGPT” onde é possível experienciar de forma gratuita. Acredito que este passo será relevante para a digitalização mesmo no operacional. Apesar de já ser utilizada esta tecnologia em muitas operações logísticas e industriais, acredito que no futuro sejam exploradas mais potencialidades. Será que esta tecnologia vai ajudar na digitalização e na integrabilidade também nas PME’s?

Fico, no entanto, apreensivo para ver o posicionamento da sociedade relativamente à cibersegurança e proteção de dados!

Ao fim de tudo entendo que todos os acontecimentos tiveram e terão impactos relevantes e irreversíveis na vida de todos… Por isso tentem ficar o melhor possível!

Rui Silva | Co-founder | COPLOG – Consultores em Operações de Produção e Logística