A KLOG e a luxemburguesa CFL multimodal lançaram uma nova conexão intermodal ferroviária, entre Sète (França) e Poznań (Polónia), uma das mais longas da Europa, a ultrapassar os dois mil quilómetros.

Esta conexão, de uma viagem semanal, assegura o abastecimento de artigos da IKEA no mercado espanhol, assim como de produtos para o Grupo Inditex, em Poznań, onde a empresa tem o seu principal armazém, para dar resposta a pedidos online da Europa central.

O comboio, que integra até 38 vagões e um especial para plataformas P400, garantindo flexibilidade multimodal e com carregamento rápido, irá ligar os mercados espanhol e polaco em 48 horas, economizando mais de 12 mil toneladas de emissões de carbono por ano.

“É para a KLOG um enorme orgulho juntar-se a estes parceiros de elevado reconhecimento nos mercados internacionais”, afirma Egídio Lopes, managing director da KLOG, acrescentado que “esta nova ligação entre Sète e Poznań, possível graças ao envolvimento da CFL, dá continuidade à visão da KLOG de apostar na ferrovia como solução mais sustentável para o transporte de mercadorias”.

Sven Löffle, chief comercial officer da CFL multimodal, demonstra satisfação pela colaboração com a KLOG, bem como com a IKEA e o Grupo Inditex, para alcançarem um futuro mais sustentável. Avança que “está a ser avaliada, ainda, a eventual expansão desta nova conexão, com mais soluções porta-a-porta, potenciando a parceria para colaborações futuras”.

O Grupo Inditex também está comprometido com a sustentabilidade ambiental, pretendendo chegar a zero emissões até 2040. Abel López Cernadas, diretor de importação, exportação e transporte do grupo, refere que “esta nova parceria de logística terrestre, que converte o tráfego rodoviário para a ferrovia, permite-nos avançar com o nosso ambicioso objetivo de descarbonização, mantendo a agilidade e flexibilidade que caracterizam o nosso modelo de negócio”.

Por sua vez, Dariusz Mroczek, gestor da área de transportes, das operações da cadeia de abastecimento do IKEA, indica que “a colaboração com a CFL multimodal, a KLOG e o Grupo Inditex mostra a importância de trabalharmos juntos para transformar o setor logístico, aumentando a participação do transporte ferroviário nas distâncias mais longas, contribuindo assim para um ambiente de trabalho mais justo e sustentável”.