João Neves toma posse hoje, quarta-feira, 1 de março, como presidente do conselho de administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL).

Natural de Gondomar (distrito do Porto), o novo presidente da APDL é engenheiro civil e quadro da instituição desde 1999, chegando agora à presidência.

De acordo com a sua nota biográfica no LinkedIn, iniciou a sua atividade profissional em 1997, na empresa Irmãos Cavaco, e em 1999 entrou para a APDL, onde trabalhou até maio de 2013, tendo desempenhado funções de Chefe de Divisão de Obras.

Entre 2013 e 2017 trabalhou na empresa MPDC – Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, em Moçambique, onde desempenhou funções de Diretor de Engenharia e membro do Conselho Executivo da empresa. De 2017 até 2020 foi administrador executivo das Águas do Douro e Paiva e da Simdouro, tendo passado para as Águas de Portugal, nas mesmas funções, em 2020, onde esteve até 2022.

Desde abril de 2021 é presidente das Águas do Alto Minho, cargo que agora abandona para presidir à APDL. Acompanham-no na administração do porto nortenho como vogais Cláudia Soutinho e Joaquim Gonçalves.