A ICRO Portugal criou a Neuron, uma plataforma tecnológica que otimiza a produtividade industrial, tornando as máquinas autónomas para prevenir as suas próprias falhas.

Esta solução funciona como um cérebro artificial que habilita máquinas e equipamentos industriais a operar autonomamente na prevenção de falhas, mas também na solicitação de peças e serviços de manutenção. Desta forma, reduz-se o tempo de inatividade e a produtividade da máquina ou equipamento em questão.

Blockchain, Internet das Coisas (IoT) e Machine Learning são algumas das tecnologias que a Neuron integra, que permitem reduzir até 30% o tempo de inatividade para manutenção, reduzir stocks de peças e de consumíveis até 40%, aumentar a disponibilidade de ativos industriais até 5%, e prevenir acidentes ambientais associados a falhas de equipamentos de proteção.

“Com estas ferramentas conseguimos inserir nas máquinas de todos os segmentos industriais, independentemente de sua idade, a capacidade de tomar decisões de acordo com suas necessidades! As máquinas sabem qual o melhor momento para uma paragem de manutenção, quais as peças que devem ser substituídas e quais os procedimentos necessários para essa intervenção. Sabem, inclusive, quem são os profissionais habilitados para todos os procedimentos – e tudo isto sem intermediação humana!”, afirma Armando Marsarioli Filho, CEO do ICRO Group.