O mundo da logística está em constante evolução e mudança, especialmente nos últimos anos com o avanço da tecnologia, da globalização e das necessidades dos consumidores.

Aqui estão algumas situações que você pode precisar saber sobre o novo mundo da logística:

1. Digitalização: A digitalização está transformando a logística, com novas tecnologias surgindo, como a Internet das Coisas (IoT), Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial (IA).
Essas novas tecnologias estão ajudando as empresas a gerir melhor suas cadeias de suprimentos e a melhorar a sua eficiência.

2. E-commerce: O crescimento do e-commerce tem mudado a maneira como os produtos são movidos pelas cadeias logísticas.
As empresas de logística estão tendo que se adaptar a uma maior urgência de entregas de última milha, ao mesmo tempo em que atendem às expectativas dos consumidores por entregas mais eficientes e transparentes.

3. Sustentabilidade: A preocupação com o meio ambiente está se tornando cada vez mais importante para as empresas de logística.
As empresas estão a procurar maneiras de reduzir sua pegada de carbono, por exemplo, usando veículos elétricos, reduzindo o desperdício e otimizando rotas de entrega.

4. Automação: A automação está a tornar-se mais comum na logística, com robôs e drones sendo usados para movimentar mercadorias em armazéns e centros de distribuição, o que ajuda a aumentar a eficiência e reduzir os erros.

5. Colaboração: A colaboração entre empresas de logística está a tornar-se mais comum, com empresas trabalhando juntas para partilhar recursos, otimizar rotas e reduzir custos.
Isso pode incluir a colaboração entre empresas de transporte, armazéns e fornecedores.

6. Visibilidade: A visibilidade é uma das principais preocupações dos consumidores e empresas na logística.
As empresas estão procurando formas de fornecer aos seus clientes uma maior visibilidade de suas remessas, para que possam acompanhar seu progresso em tempo real.

7. Gestão de risco: A gestão de risco é uma preocupação crescente na logística, com empresas procurando formas de mitigar os riscos associados à segurança, fraude e interrupções na cadeia de suprimentos.

Em resumo, a logística está a tornar-se cada vez mais digital, automatizada e orientada para o cliente, com uma ênfase crescente na sustentabilidade e na colaboração entre empresas.

As empresas que adotam essas tendências estão posicionadas para ter sucesso no novo mundo da logística.

Pedro Mega | Global Headhunter | Global Talent HQ