A Linde Material Handling (Linde MH) tem uma nova gama de empilhadores contrapesados elétricos com capacidades de carga entre 10 e 18 toneladas. Doze modelos no total, que proporcionam a máxima flexibilidade, com possibilidade de escolha entre um sistema de baterias de chumbo-ácido ou de iões de lítio.

Dispondo de capacidades de carga de 10, 12, 14, 15, 16 ou 18 toneladas e vários centros de carga, os empilhadores Linde E100 – E180 são uma opção particularmente interessante para empresas que operem em indústrias como a madeira, o aço, a pedra e, também, no setor das bebidas.

“Emissões zero, funcionamento silencioso, facilidade de manutenção, flexibilidade na utilização e características de condução precisas e ágeis – estas vantagens falam claramente a favor da utilização da transmissão elétrica também na classe de veículos pesados”, diz Christopher Reis, gestor de produto – empilhadores contrapesados. “Com o empilhador elétrico de cargas pesadas, os nossos clientes obtêm um equipamento valioso tanto para trabalhos leves como para uma utilização contínua 24/7”.

Os operadores têm a possibilidade de optar entre sistemas de baterias de chumbo-ácido e de iões de lítio. “No entanto, a sua particularidade é que a tecnologia da bateria pode mesmo ser trocada em qualquer altura, sem ter de mudar o hardware. Esta é uma característica verdadeiramente única destes veículos e oferece uma vantagem significativa, sobretudo em termos de utilização subsequente”, enfatiza Christopher Reis.

Um conceito único de acionamento com quatro motores – dois para a roda esquerda e dois para a direita – fornece a potência necessária para o transporte de cargas notavelmente pesadas. Isto permite que o mais poderoso dos modelos, o Linde E180/900 com uma capacidade de carga de 18 toneladas e um centro de carga de 900 milímetros, atinja uma velocidade de condução de 20 km/h em apenas dez segundos, mesmo quando completamente carregado.

O desenvolvimento dos pesos-pesados elétricos Linde, tem sido potenciado por mais de cinquenta anos de experiência com este sistema de tração. “A utilização de tecnologia comprovada garante uma elevada fiabilidade no desempenho – o que é um fator particularmente importante para os nossos clientes”, enfatiza o gestor de produto. Por exemplo, a conceção da nova série de empilhadores contrapesados baseia-se na gama de oito toneladas, apresentando um duplo acionamento, um sistema hidráulico de elevação duplo e duas baterias. O design da cabina desacoplada e revestida com borracha é também utilizado nos empilhadores mais pequenos, no entanto, foi significativamente otimizado em termos de visibilidade: as grandes superfícies em vidro nas portas, bem como nos vidros dianteiro e traseiro, proporcionam ao operador uma excelente visibilidade em todas as direções. O assento do condutor é opcionalmente giratório em 17 graus, com apoio de braço, proporcionando uma posição confortável ao operador.