A Volkswagen Digital Solutions (VWDS), hub tecnológico do Grupo Volkswagen sediado em Portugal, detém metade dos projetos de IT desenvolvidos para a marca de camiões e transportes coletivos MAN Truck & Bus. Através da tech unit MAN Digital Hub, a VWDS é responsável pelos projetos na área de IT e inovação digital e já é considerada uma “second location” da marca MAN.

A Volkswagen Digital Solutions divide-se em três tech units em Portugal – a Core Operations + Development (CODE), a MAN Digital Hub (MDH) e a Software Development Center:Lisbon (SDC). A MAN Digital Hub (MDH), que de momento detém o maior número de pessoas, tem como objetivo a construção de produtos digitais para as áreas de logística, transportes e veículos comerciais, incluindo o desenho e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e serviços digitais centrados no utilizador para as várias áreas de negócio da MAN Truck & Bus (marca pertencente ao Grupo Volkswagen).

Com cerca de metade dos projetos digitais da MAN a serem feitos em Portugal pela VWDS, a MDH é já considerada uma segunda localização da marca mãe na Alemanha. Os projetos têm continuidade dos dois lados, sendo que na VWDS, em Portugal, começam com o desenvolvimento e implementação, e seguem para a Alemanha com a promessa de apoio e continuidade.

“Todos os 19 projetos que vimos nascer na MDH continuam a ser desenvolvidos por nós. A MAN propõe-nos os projetos porque sabe que temos um organismo vivo de talento tecnológico, aqui na VWDS, capaz de dar resposta às necessidades mais diversas no âmbito do IT e inovação.”, diz Albertina Soares, Engineering Manager que está a cargo de duas equipas da MDH.

“Quando se decidiu criar a MAN Digital Hub em Lisboa, concordamos que apesar de estarmos a trabalhar numa localização diferente, iríamos trabalhar como uma só equipa. Este mindset permitiu o crescimento da MDH, tornando-se referência e segunda localização, e pôs a marca MAN rapidamente no mapa da digitalização” diz Andre Wehner, CIO of MAN Truck & Bus.

A maioria dos projetos concentram-se na área de suporte e desenvolvimento de soluções digitais e inovadoras para os camiões e pesados de transportes da marca alemã. Por exemplo, soluções tecnológicas como a MAN NOW (software e marketplace para frotas de camiões para atualização de funcionalidades na hora) podem ser encontradas em veículos em qualquer parte do mundo. Atualmente, a tech unit MDH conta com 200 trabalhadores e pretende chegar aos 250 ainda em 2023. Hoje, são já metade da força de trabalho da VWDS, que tem à volta de 400 trabalhadores.

O hub tecnológico Volkswagen Digital Solutions, criado em Portugal em 2018, pretende expandir a equipa para 500 trabalhadores até ao final de 2023 – quando inicialmente o objetivo máximo era atingir os 450 postos de trabalho -, sendo que 50 das novas posições são para a tech unit MAN Digital Hub, que no futuro quer trazer mais projetos centrados na inovação da mobilidade para Portugal.