A Jungheinrich AG está em processo de aquisição do grupo Storage Solutions, um fornecedor de soluções de racking e automação de armazéns nos Estados Unidos da América, no intuito de reforçar o seu acesso ao “atraente” mercado de armazenamento e automação norte-americano.

A Jungheinrich assinou um acordo de compra de ações com a Merit Capital Partners, a MFG Partners e a gestão da Storage Solutions para a aquisição de 100% do capital social da Storage Solutions. A contrapartida total acordada no âmbito do contrato de compra de ações consiste num preço de compra de aproximadamente 375 milhões de dólares (que está sujeito a ajustes finais) e de uma componente flexível e baseada no desempenho na faixa percentual média a alta de um só dígito do preço de compra, que pode ser alcançado pela gestão da Storage Solutions durante três anos após a conclusão da transação.

A Storage Solutions, sediada em Westfield, Indiana, é uma empresa norte-americana de design, automação e integração de armazéns com 170 colaboradores e 45 anos de experiência na oferta de soluções integrais. Com base num modelo de negócios tecnologicamente agnóstico, a empresa conquistou uma forte posição no seu mercado, que beneficia de uma robusta dinâmica de crescimento a longo prazo. Oferece linhas de serviço únicas verticalmente integradas com equipas internas de logística e instalação, fornecendo serviços de valor acrescentado, que incluem a otimização do fluxo de trabalho, a engenharia e licenciamento.

Para a Jungheinrich, a aquisição complementa a sua pegada global e reforçará ainda mais a sua posição no mercado. É uma oportunidade para entrar num grande segmento de mercado de crescimento rápido, com uma posição estratégica nos EUA. A cobertura de mercado da Storage Solutions proporcionará à Jungheinrich o acesso aos principais centros logísticos do país e a oportunidade de apoiar a atual base de clientes europeia neste mercado. A aquisição também apresenta um potencial adicional a médio prazo: entrar nos vizinhos Canadá e México.

A aquisição será complementar e não terá qualquer impacto na parceria existente com a Mitsubishi Logisnext Americas (MLA), que continuará a ser a única atividade da Jungheinrich no mercado norte-americano de empilhadores.