Em 2023, como irão as recentes experiências das equipas de sourcing e procurement moldar os próximos 12 meses para a indústria? No segundo relatório anual da Keelvar, Voices of Sourcing, os profissionais de Global Procurement e Sourcing partilham as suas prioridades, desafios e inovações planeadas, à medida que abordam o que é quase certo ser mais um ano de disrupções da cadeia de abastecimento e volatilidade do mercado.

 

No seu white paper, a empresa de inteligência artificial para a supply chain Keelvar revela  que o conflito global e as disputas laborais continuarão a perturbar a cadeia de abastecimento durante 2023; que a disponibilidade de contentores continuará a flutuar, e que a inflação irá diminuir o poder de compra, enquanto o mercado se agarra em simultâneo à perspetiva de deflação e eventual queda de preço de muitos bens.

Mais uma vez, todas as previsões exigem precauções. Mas há coisas que o procurement pode fazer e sistemas que podem ser implementados para transformar estes desafios em oportunidades, e as melhores equipas de procurement já estão a planear com antecedência e flexibilidade.

David Siedt, analista da Keelvar explica que “rastrear mais KPI’s de fornecedores, tais como a entrega atempada e as percentagens de aceitação de carga, e depois ponderá-los nas decisões de adjudicação, é apenas uma das formas como os profissionais de procurement pretendem lidar com a rutura da cadeia de fornecimento”.

Dylan Alperin, Head of Professional Services, por seu turno, acrescentou que “as curvas da procura e da oferta mudam rapidamente, e os preços estão a avançar rapidamente. Como resultado, estou a ver equipas de sourcing alavancarem leilões eletrónicos para permitir negociações rápidas e fáceis sobre itens recorrentes”.

O relatório diz que para navegar em condições imprevisíveis; para trazer mais competição aos negócios; para manter as equipas de sourcing satisfeitas, os profissionais de sourcing estão a renovar os processos. Segundo a pesquisa realizada:

  • 73% irá reduzir o tempo gasto em tarefas manuais e repetitivas;
  • 45% irá melhorar a visibilidade para uma melhor perceção do mercado;
  • 41% dedicará mais tempo a iniciativas estratégicas;
  • 40% eliminará os gastos desonestos;
  • 32% eliminará o risco de erro humano.

 

O relatório alerta os profissionais para a importância de se prepararem para a automação do sourcing. Há grandes mudanças em curso e, quem não quiser ficar para trás, é bom que considere implementar as mudanças necessárias em termos de automação e tecnologia. Vão ser essenciais.