A reabilitação profissional é fundamental para a recuperação e reintegração das pessoas em situação de maior vulnerabilidade social. No seu compromisso com a aprendizagem e solidariedade social, a Dia lança um projeto-piloto de formação dirigido aos utentes da Associação CAIS.

As competências sociais e técnicas são fundamentais para a empregabilidade de qualquer pessoa no mercado de trabalho e são ainda mais relevantes para aqueles que sentem maiores dificuldades nesse acesso. Este é o caso dos utentes da Associação CAIS, que integram os 2,3 milhões de pessoas e 18,4% da taxa de pobreza em Portugal, e que carecem de soluções afirmativas para ajudá-los a ultrapassar dificuldades em encontrar um trabalho devido à sua condição de exclusão social.

A Academia Dia deu início a um projeto-piloto de formação teórico-prática que compreende três módulos com a duração total de 24 horas, onde são abordados temas como a preparação prévia para participação num processo de recrutamento, comunicação eficaz e a importância da marca pessoal. No final do projeto, pretende-se que os participantes sintam as suas competências pessoais e autoconfiança reforçadas, competências essas diferenciadoras num processo de seleção, seja no setor do retalho alimentar ou outro.

Joana Neto, membro do conselho de administração e diretora de Recursos Humanos da Dia Portugal explica que “oferecer aos participantes as ferramentas-chave para uma autonomia pessoal e integração profissional é a base deste projeto que vai muito para além de um “simples” programa de formação. Com ele pretendemos verdadeiramente promover a igualdade de oportunidades socioprofissionais e, com o nosso know-how, fazer a diferença junto de pessoas que, depois de uma fase difícil das suas vidas, estão a regressar ao mundo do trabalho em situação de desvantagem face a outros candidatos, por terem estado afastados do mercado de trabalho. Assim, o nosso propósito “cada Dia mais próximos” ganha ainda mais significado. Como organização orientada à aprendizagem contínua, a Academia Dia conta com profissionais altamente experientes, focados no investimento e no desenvolvimento de competências dos nossos 3.000 colaboradores. Desde o seu início que tínhamos o sonho de o estender às comunidades onde estamos presentes. A CAIS deu-nos a honra de iniciar com os seus utentes e estamos convictos de que será um sucesso!”

“Para a Academia Dia, e para mim a título pessoal, esta iniciativa representa o verdadeiro propósito da aprendizagem: permitir que todos saibam comunicar o seu valor e, com isso, possam ter acesso às melhores oportunidades. Queremos contribuir para o aumento da autoestima pessoal e profissional dos participantes, assim como torná-los verdadeiramente competitivos no mercado”, diz, por seu lado, Claúdia Ribeiro, responsável de Formação e Desenvolvimento da Dia Portugal.

Sandra Camara Pestana, diretora executiva da Associação CAIS, reforça: “este projeto é exemplar, na medida em que contribui para uma sociedade mais igual, solidária e sustentável, apostando nas pessoas e nas suas capacidades. Estes programas de capacitação permitem fazer um percurso em direção a uma maior autonomia, que irá permitir aos nossos beneficiários o acesso a um conjunto de saberes e ferramentas muito úteis para a sua vida e para a sua realização pessoal e profissional. Durante este percurso, os beneficiários contam com o apoio e um acompanhamento personalizado dos técnicos da Dia e da CAIS, mostrando que o sucesso e o impacto estão no trabalho colaborativo entre os vários setores da sociedade”.