A retalhista espanhola Mercadona revelou na passada semana que investiu cerca de 5 milhões de euros numa ferramenta informática chamada DPP, que lhe dá visibilidade sobre os custos reais dos 8.000 produtos de que dispõe, desde o fornecedor até ao bloco logístico. Com este investimento a empresa já conseguiu poupar mais de 150 milhões de euros.

Em comunicado, a Mercadona avança que “com esta aplicação informática, os responsáveis pelos diversos departamentos implicados na cadeia de abastecimento dispõem da informação sobre os custos dos processos e a rentabilidade dos 8.000 produtos que formam o sortido da Mercadona, em Portugal e Espanha”, obtendo uma visibilidade total sobre os custos associados a cada um.

“Ao pesquisar qualquer produto, ou simplesmente digitalizando-o, acedem a uma ficha que lhes fornece informação sobre as vendas, preço de compra, custos e rentabilidade. Além disso, podem fazer simulações de mudanças nos processos, para perceber se a alteração proposta os torna mais eficientes”, explica ainda a empresa.

Segundo conta a empresa, através da aplicação é possível consultar o preço de compra, os impostos aplicados e os custos de transporte de cada produto, num mapa bidimensional, construído a partir da rastreabilidade. Como exemplos de otimização logística, a retalhista aponta “a cenoura ralada ou a rúcula, cujos ajustes das unidades por caixa conseguiram levar a uma poupança de 400.000 euros”, e “a pizza congelada de massa fina, na qual o aumento das unidades por caixa no momento do transporte, além de melhorar a rentabilidade em 100.000 euros, permitiu melhorar a sua qualidade, uma vez que o produto se movimenta menos na caixa”.