A inflação, a subida das taxas de juro e o aumento dos receios de recessão alteraram o comportamento dos consumidores, resultando num excesso de inventário. Segundo a GlobalData, no último trimestre de 2022, os 25 maiores retalhistas mundiais perderam aproximadamente 40 mil milhões de dólares em termos de negociação no mercado de capitais.

 

“A indústria retalhista global enfrenta ventos contrários sob a forma de subida das taxas de juro e pressões inflacionistas. O aumento dos inventários e os riscos da cadeia de abastecimento estão também a lançar dúvidas sobre as perspetivas de crescimento do setor”, comenta Ragupathy Jayaraman, Business Fundamentals Analyst da GlobalData.

A Amazon perdeu 294,3 mil milhões de dólares no quarto trimestre de 2022 em comparação com o trimestre anterior, o seu maior declínio em quase duas décadas. O desempenho da empresa foi afetado por vários fatores, nomeadamente problemas na cadeia de abastecimento, a guerra na Ucrânia e custos mais elevados. A preferência crescente dos consumidores pelas compras nas lojas (offline) também teve impacto na maioria dos retalhistas do comércio eletrónico.

No grupo dos 25 maiores, a Nike foi a empresa que mais ganhou. A sua valorização aumentou em mais de 50 mil milhões de dólares no trimestre, graças à melhoria das perspetivas económicas nos Estados Unidos e ao abrandamento da política de COVID-19 zero na China. Nos próximos trimestres, a empresa antecipa um aumento das vendas na China, o seu principal mercado de crescimento.

“Os gigantes retalhistas Ross Stores, TJX, Pinduoduo e Inditex reportaram um crescimento superior a 25% no seu limite de mercado no quarto trimestre. Mais de 80% dos 25 maiores retalhistas mundiais reportaram um crescimento na sua avaliação. Embora os projetos de renovação tenham diminuído nos Estados Unidos, a Home Depot conseguiu registar um crescimento de 14%. A Alibaba reportou mais de 10% de crescimento na sua avaliação no 4.º trimestre de 2022, graças às suas iniciativas de otimização de custos e melhoria da eficiência operacional”, conclui Jayaraman.