A Yilport Holdings vai explorar o Porto de Takoradi, no Gana, a partir de abril de 2023. É o 23.º terminal da empresa e o primeiro em África

O operador de portos e terminais estabeleceu uma empresa comum, a Yilport Takoradi Port Management Company com a Ibis Tek , numa base 70/30 para investir e explorar o porto, aumentando a sua produção anual para 2,25 milhões de TEU.

“O Porto de Takoradi será o primeiro passo da Yilport no continente africano, e será uma pedra preciosa na nossa visão de  estar entre os 10 principais operadores globais de terminais de contentores até 2030”, disse Robert Yuksel Yildirim, presidente e chefe executivo da Yilport Holding.

O Porto de Takoradi está localizado na região ocidental do Gana na rota mais rentável de e para o Burkina Faso, Mali, Chade, e Níger. “O Porto de Takoradi tem um grande potencial para servir o comércio marítimo africano e atlântico”, disse ainda Robert Yuksel Yildirim.

Entre as melhorias planeadas – que custam mais de 700 milhões de dólares – estão cais polivalentes com cerca de 20 milhões de toneladas anuais de capacidade de movimentação, novas estradas de acesso, instalações de portões e uma exploração de tanques capaz de movimentar 2,5 milhões de toneladas de produtos líquidos por ano.

Já se sabe que a Yilport irá também expandir o comprimento total dos cais para 2,5 quilómetros e aprofundar o calado para entre 14 e 16,5 metros.