Três quartos das empresas globais de semicondutores globais esperam uma diminuição dos desafios da cadeia de abastecimento até 2024 e o investimento contínuo em inovação é crítico para o crescimento da indústria, incluindo metaverso, saúde digital, mobilidade e sustentabilidade.

As conclusões são de um inquérito levado a cabo pela Accenture.

O relatório “Pulse of the Semiconductor Industry: Balancing Resilience with Innovation”, baseia-se num inquérito global a 300 executivos da indústria de semicondutores que avaliam as perspetivas da cadeia de abastecimento das suas empresas e os roteiros de inovação.

Três quartos (76%) dos gestores de empresas de semicondutores globais esperam que os desafios da cadeia de abastecimento da indústria diminuam até 2024. Contudo, as organizações precisam de estar preparadas para resistir a outras pressões do mercado, concentrando-se em investimentos que ajudem a impulsionar o crescimento, segundo um novo estudo da Accenture.

Os executivos citaram desafios que poderiam afetar a sua capacidade de inovação, mesmo com os efeitos prolongados da COVID-19 na cadeia de abastecimento. As outras questões identificadas com mais frequência relacionam-se com a geopolítica (citada por 48% dos inquiridos), com as ameaças de cibersegurança (42%), com a mudança do panorama competitivo (39%) e com a escassez de talentos (35%), entre outros.

Face a uma mudança no cenário industrial, dois terços (65%) dos executivos disseram acreditar que o ritmo da lei de Moore – em que o número de transístores num circuito integrado duplica a cada dois anos – abrandará até 2024. Além disso, 56% acreditam que a promoção de uma forte proteção e reforço da PI é uma das melhores formas de aumentar a resiliência da indústria para o futuro.

Syed Alam, global lead of Accenture’s High Tech industry explica que “à medida que nos deparamos com uma desaceleração da procura de chips, justificado pelo crescimento de preocupações inflacionistas e pelo abrandamento da escassez de oferta, as empresas de semicondutores enfrentam um novo conjunto de desafios impulsionados pelo contexto geopolítico e por uma diminuição na disponibilidade de talentos”. Syed Alam acrescenta ainda que “para serem bem sucedidas, as empresas precisam de equilibrar a sua resistência em tempos difíceis, com investimentos contínuos em inovação”.

O relatório identifica áreas de investimento que vão impulsionar o crescimento futuro dos semicondutores, incluindo:

Metaverso – Dois terços (67%) dos inquiridos acreditam que os semicondutores são a tecnologia mais crítica para o desenvolvimento do metaverso e 44% dos executivos esperam atribuir mais de 20% do seu orçamento de produção de semicondutores ao metaverso até 2024.

Saúde Digital – Rastreadores de aptidão e relógios inteligentes representam a maior oportunidade de crescimento para a indústria, uma vez que estes dispositivos populares serão os que mais vão beneficiar da conectividade melhorada, possibilitada pelos semicondutores.

Mobilidade – A escassez prolongada de chips e as preocupações com os custos são citadas como os maiores obstáculos ao futuro da mobilidade, levando 93% dos executivos a acreditar que os fabricantes de automóveis deveriam estabelecer parcerias com empresas de semicondutores e de tecnologia para desenvolver soluções de mobilidade da próxima geração.

Sustentabilidade – Mais de nove em cada 10 executivos (93%) acreditam que as iniciativas de sustentabilidade terão um impacto positivo na rentabilidade e vão criarão produtos de consumo mais sustentáveis. A sustentabilidade foi também citada como a área com maior probabilidade de desempenhar o maior papel na cadeia de valor dos semicondutores nos próximos cinco anos.

Sobre o Relatório
A Accenture entrevistou 300 gestores de empresas de semicondutores a nível mundial para 
compreender (1) as perspetivas da indústria; (2) uma perspetiva tecnológica e de produto; 
(3) o papel dos semicondutores em ambos. 
Os inquiridos representavam todos os tipos de empresas de semicondutores e encontravam-se 
principalmente nos níveis de C-suite e EVP/ VP. A maioria dos inquiridos estava baseada 
principalmente nos Estados Unidos, China, Japão, Holanda, Coreia do Sul e Reino Unido 
e estão envolvidos em grande medida na estratégia de produto da sua empresa, com a maioria a
alinharem-se com a estratégia de fabrico e design e/ou estratégia empresarial. O inquérito foi 
conduzido online em Setembro e Outubro de 2022.