Um número crescente de empresas está a aperceber-se do valor de ter diversidade na sua base de abastecimento e as equipas de procurement estão na posição ideal para ajudar e influenciar esta mudança. 

A revista do Chartered Institute of Procurement & Supply (CIPS), Supply Management Insider, em parceria com a GEP analisa num whitepaper a importância da diversidade de fornecedores: O que é e porque se precisa dela. Trazemos-lhe um resumo das ideias principais.

O documento abre com o entendimento agora comum de que “um número crescente de empresas está a aperceber-se do valor de ter diversidade na sua base de abastecimento e as equipas de procurement estão bem posicionadas para ajudar a afetar esta mudança”. Segundo o documento, “estão numa posição privilegiada para ajudar a definir uma política de diversidade, impulsioná-la e reunir as métricas e medidas necessárias para comprovar o sucesso e manter o ímpeto”.

“No entanto, embora o número de organizações com programas de diversidade de fornecedores esteja a crescer, o investimento continua a ser relativamente pequeno”.

O whitepaper examina o significado da diversidade de fornecedores; explora os benefícios a serem obtidos; e analisa a forma como uma organização pode implementá-la, evitando ao mesmo tempo as armadilhas comuns.

 

Definição da Diversidade de Fornecedores

O documento considera diversidade de fornecedores dentro dos limites da “definição aceite” como “uma organização que é detida e operada em pelo menos 51% por um grupo ou indivíduo que é tradicionalmente parte de uma demografia subrepresentada ou sub-servida”. Esta definição, “inclui povos indígenas, mulheres, veteranos, indivíduos LGBTQ+, pessoas com deficiência, e os de minorias étnicas – com o que constitui um grupo étnico minoritário a variar de país para país”.

De acordo com o CIPS, as empresas mais bem sucedidas sabem que ao criar diversidade nas suas cadeias de abastecimento – bem como no local de trabalho – podem desbloquear inovação e agilidade, e melhorar as suas credenciais éticas.

O documento afirma que não só a diversidade é uma boa ideia, como também publica um estudo do Hackett Group de mais de 100 grandes empresas globais, com sede nos EUA, que mostra que o número de programas de diversidade de fornecedores está a aumentar.

“Quase uma em cada sete (69%) ou têm um programa de diversidade de fornecedores globais ou estão a planear expandir-se globalmente até 2023, sendo as empresas de mulheres a categoria mais diversificada em todas as regiões”, afirma o documento.

 

CIPS/GEP Supplier Diversity Framework: Como fazê-lo

Ao implementar um Quadro de Diversidade de Fornecedores, o documento propõe as seguintes etapas:

Passo 1 –  Avaliar o estado atual
Reflita sobre o seguinte: já tem diversos fornecedores e, em caso afirmativo, quem? O que é que a diversidade significa para a sua organização? Que tipo ou tipos de diversidade a sua empresa está empenhada em apoiar?

Passo 2 – Qual é a sua visão de estado futuro?
Decida em que áreas se vai concentrar e considere a estratégia, políticas e procedimentos necessários para ter sucesso. Pense em como irá acompanhar e medir o progresso para identificar o êxito.

Passo 3 – Desenvolva a sua estratégia
Crie um roteiro para a sua visão. Considere como irá validar o seu programa de diversidade de fornecedores e se deseja envolver uma entidade externa no processo. Decida quais as áreas ou categorias de despesas que irá analisar primeiro, ou seja, quais as que melhor se prestam a um piloto do seu programa.

“No GEP, tomámos a decisão de mapear cada categoria de aprovisionamento em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, diz Natalie Henfrey, membro do CIPS e diretora na área dos serviços de procurement do GEP.

Passo 4 – Monitorizar e gerir
A seguir, é preciso fazer o trabalho. Comece a incluir diversos fornecedores. Se estiver a fazer um processo de RFx, certifique-se de que tem uma percentagem de fornecedores diversos pré-qualificados para participar.

Passo 5 – Executar
Esta fase faz parte da gestão contínua dos indicadores-chave de desempenho (KPI). Decida como irá medir o sucesso e assegure-se de que o trata de forma sensível com pequenos novos fornecedores que não podem estar habituados aos KPIs. Os meios de medição incluem a monitorização dos gastos para medir o impacto.

 

Desenvolvimento da Estratégia

Henfrey avisa: “As organizações têm tendência para tentar criar uma infraestrutura totalmente nova para a diversidade de fornecedores, mas isso não é necessário nem apropriado. O que é necessário é que seja incorporada numa estrutura existente de gestão de relações com fornecedores como parte de uma estratégia empresarial global – por isso pode ser considerado como uma parte fundamental de todo o quadro, em vez de um elemento separado”.

A mesma responsável diz ainda que “uma vez que a diversidade significa coisas diferentes em lugares diferentes, o GEP aconselha que as organizações estabeleçam objetivos globais, mas se concentrem na execução local. Ações precisas podem ter que ser adaptadas de acordo com a localização, cultura e circunstância”.

 

Evitar problemas comuns

“Onde as pessoas cometem um erro é ao procurar uma abordagem de tamanho único”, diz Henfrey. “Não se pode consertar tudo ao mesmo tempo. Em vez disso, deve-se identificar onde se pode fazer a diferença e estabelecer prioridades. Fixe um objetivo estratégico para obter X por cento de determinados fornecedores diversos este ano, por exemplo. Escolha um objetivo comum que possa ser executado de formas diferentes em locais diferentes”.

Henfrey diz também que “uma comunicação forte e uma gestão da mudança são também essenciais e exigem uma gestão tanto a nível interno com as partes interessadas, como a nível externo com os fornecedores”.

Tal como descrito nas etapas, é necessário garantir que utiliza métricas e medições adequadas para que possa aferir o desempenho e avaliar o progresso.