Depois de dois anos de celebrações virtuais, a 13.ª edição dos Prémios EIPM-Peter Kraljic foi celebrada presencialmente e EDP, Sogrape e Nos foram as três empresas portuguesas distinguidas.

Desde 2010, os Prémios EIPM-Peter Kraljic reconhecem as organizações de compras em todo o mundo pelas suas práticas excecionais e pela sua natureza exemplar. Os vencedores são selecionados por um júri que inclui líderes da indústria e a distinção é o culminar de um processo de seleção muito objetivo e abrangente.

As empresas foram inicialmente declaradas pelo júri como finalistas, com base nas suas respostas a um questionário baseado no modelo EFQM/EIPM Excellence. Depois, passaram por uma entrevista de validação ou visita, durante a qual as suas práticas foram discutidas e desafiadas contra as “best in classe” por uma equipa de peritos.

2022 Os Prémios de Excelência EIPM Peter Kraljic reconhecem as organizações Compradoras em todo o mundo que demonstraram práticas e resultados notáveis na forma como geriram ao longo do contexto actual e entregaram valor à sua empresa, às suas partes interessadas, e à sociedade.

Nesta edição de 2022, os vencedores dos Prémios de Excelência EIPM Peter Kraljic foram distinguidos nas categorias Criação de Valor e Empreendedorismo; Sustentabilidade e Colaboração com Fornecedores; Impacto da Orientação Empresarial; Ecossistemas Circulares; Excelência na Transformação e Organização do Ano.

Eis, por ordem alfabética, os seis vencedores do EIPM Peter Kraljic Awards 2022:

Direção de compras EIFFAGE: Criação de Valor Estratégico e Empreendedorismo

O procurement desempenha um papel central na estratégia de digitalização e descarbonização da empresa, liderando novos projetos e apoiando iniciativas que têm impacto em toda a empresa. A equipa de compras é um modelo do espírito empresarial da empresa. A equipa, mobiliza e influencia as entidades empresariais e permite a colaboração em toda a empresa.
Um cenário digital estruturado apoia todas as atividades de procurement. Existe um catálogo com mais de um milhão de referências e um comparador digital oferece a qualquer pessoa em toda a empresa informações precisas sobre a pegada de carbono da compra de que necessita. A estratégia de baixo carbono é amplamente apoiada pela organização de procurement, o que inclui medição, relatórios, melhorias, e o envolvimento do fornecedor em projetos concretos.
O departamento apoiou o crescimento significativo da empresa, implementando uma série de estratégias apropriadas, tirando vantagem sobre os concorrentes, desenvolvendo fontes alternativas e novos produtos com os fornecedores, e trabalhando em estreita colaboração com as vendas, ao mesmo tempo que se atingem todos os objetivos financeiros e operacionais definidos.

EDP – ENERGIAS DE PORTUGAL Global Procurement: Sustentabilidade e Colaboração com Fornecedores

A EDP lidera a indústria DJSI para a cadeia de abastecimento com uma pontuação de 99 em cada 100.
A sustentabilidade é sistematicamente integrada em todos os processos de tomada de decisão através de diversas avaliações, análises e desenvolvimentos. São postas em prática abordagens ambiciosas de descarbonização e de economia circular. As relações com os fornecedores são geridas de forma sistemática e estruturada e o acesso à informação dos fornecedores é apoiado por soluções digitais.
Há um enfoque equilibrado nos riscos, sustentabilidade, e inovação em todas as decisões relacionadas com fornecedores.
O procurement contribui para projetos inovadores que combinam colaboração de fornecedores, sustentabilidade, e inovação para apoiar atividades de desenvolvimento empresarial.

NOS Procurement: Impacto da Orientação Empresarial

A equipa de compras opera com uma mentalidade empresarial que contribui para a geração de receitas com múltiplos projectos que ofereceram vantagens únicas à empresa e aos seus clientes
Gera iniciativas de parcerias com impacto empresarial significativo. Por exemplo, a aquisição apoiou a criação de um Ecossistema em torno de 5G para desbloquear um valor de 5G. Este ecossistema inclui start-ups, fornecedores, e outros parceiros.
Além disso, algumas iniciativas circulares e de sustentabilidade dirigem-se ao hardware do cliente.
As melhorias contínuas são impulsionadas pelo feedback periódico e sistemático frequente das partes interessadas e dos fornecedores.

 

SOGRAPE VINHOS Procurement: Ecossistemas circulares

ESG e biodiversidade são parte do foco da empresa. Uma avaliação da pegada de carbono baseada na análise do ciclo de vida foi realizada em 2020 para estabelecer prioridades de mudança e estão em curso projetos de colaboração com as partes interessadas e fornecedores.
Três projetos de ecossistemas circulares de grande escala foram iniciados através do procurement. Um deles concentra-se na reciclagem do vidro em Portugal. Envolve a Associação Smart Waste Portugal, autoridades locais, produtores de vidro, distribuidores, clientes e empresas de recolha de resíduos; outro centra-se na transformação de resíduos de produção em diferentes aplicações, através de colaborações com empresas e universidades parceirase, por fim, uma colaboração multilateral entre fornecedores e distribuidores de embalagens considera a utilização de caixas reutilizáveis para a entrega do produto.

 

TASNEE Procurement: Transformação de excelência

Foram criados um departamento de estratégia e uma equipa de habilitação para apoiar o esforço de transformação de aprovisionamento e para conceber políticas e práticas. Os líderes de procurement participam em diversos comités diretivos que influenciam os planos anuais e as decisões-chave. Para a gestão do desempenho, existe um painel de instrumentos segmentado em linha, com uma capacidade de pesquisa completa.
A gestão do risco é conduzida de forma estruturada e sistemática. A inteligência do mercado de aprovisionamento evoluiu para uma capacidade que apoia toda a empresa, incluindo as decisões estratégicas e de vendas.
O roteiro da digitalização inclui melhorias do sistema que favorecem a produtividade e a visibilidade e está em vigor uma abordagem estruturada e sistemática da localização. As iniciativas relacionadas com a sustentabilidade, energia verde, gestão de resíduos e reciclagem estão em curso.

 

VODAFONE Procurement Company: Organização do Ano

A Vodafone Procurement Company estabeleceu práticas de vanguarda com impacto comercial a curto e longo prazo. Isto inclui, por exemplo, o seguinte desenvolvimento de projetos de inovação e geração de receitas, apoiados pela incubadora VPC Start-Up, Tomorrow Street, e as alianças estratégicas da empresa. Uma iniciativa de normalização de redes que gera um tempo de colocação no mercado mais rápido, redução da complexidade, redução de custos logísticos e um melhor serviço ao cliente é outra das iniciativas, assim como um laboratório de Design-to-cost com capacidades avançadas de IA que cobre todos os requisitos empresariais.

A isto junta-se ainda uma iniciativa de “combate à inflação” totalmente implementada e integrada nas estratégias de categoria; um processo altamente digitalizado de ponta a ponta que cria capacidades de aquisição unificadas, em tempo real, sem descontinuidades e resilientes, assim como um programa estruturado de sustentabilidade centrado na segurança, diversidade, e desempenho ambiental.

Em resumo, estas organizações foram premiadas porque o procurement permitiu às suas empresas tanto navegar pelo actual contexto pós-Covid e de guerra, ao mesmo tempo que continuavam a transformar os seus processos e ferramentas e a melhorar as suas relações internas e externas, bem como a desenvolver as suas capacidades para satisfazer e exceder as necessidades dos seus parceiros, projetando-se nas evoluções das expectativas dos consumidores e da sociedade.