Nós somos história e a forma mais correta de olharmos para os acontecimentos de hoje na China, e no partido comunista chinês, é através dos olhos de um chinês (Xi Jinping). Este exercício ajudar-nos-á a compreender o presente e a conhecer o passado.

Ironicamente, o Presidente Xi Jinping tornou-se no terceiro grande herói do partido comunista chinês, depois de Mao Tsé-Tung 毛泽东 e Deng Xiaoping 邓小平. Xi Jinping é sem dúvida o presidente mais bem preparado de sempre para assumir o comando de um país como a China, neste momento histórico que o Mundo atravessa e as diversas “manifestações” da sociedade chinesa.

No 13.º Congresso Nacional em março de 2018 foi votado e retirado o limite de 10 anos na constituição para que o presidente Xi possa governar a longo prazo, com medidas de desenvolvimento concretas, gerir de forma mais assertiva e tornar-se assim no presidente chinês mais poderoso de sempre. A China do século XIX é poderosíssima e ele veio equilibrar a balança dos poderes mundiais.

O Presidente Xi Jinping sabia que para ter impacto na comunidade internacional teria de levar a cabo uma série de ações internas para mostrar o seu empenho em instaurar regras e regulamentação no território. Assim, desenhou uma gigantesca e complexa campanha anticorrupção, por considerar que a China perdera os valores de uma civilização com cinco séculos de história, que resultou na investigação, julgamento e condenação por corrupção e abuso de poder de centenas de funcionários.

Xi Jinping foi indicado para Presidente da República Popular da China nos idos de 2013, a paciência, perseverança, muito trabalho e humildade deram os seus frutos e com 59 anos chegaria a Presidente da então segunda maior economia do mundo. Em março de 2013, Xi Jinping prestou o juramento solene na sede da primeira reunião do PCC (em 1921 em Shanghai).

Xi é formado em engenharia química, com 22 anos (1975) ingressou na Universidade Tsinghua 清华大学 , a universidade com mais prestígio da região. (nota importante: terminou o curso).

O seu percurso até à entrada na universidade não fora fácil, Xi viveu grandes dificuldades e penitências, pois vinha de uma região muito remota e muito pobre, perto do rio amarelo, Liang Jia He 梁家河. Esta região é uma vila de camponeses com recursos muito limitados, sem acessos, sem eletricidade ou gás, fazia parte do roteiro para onde eram enviados os adolescentes de Mao Zedong, na expectativa de aprenderem o valor do trabalho árduo e do sacrifício do povo, e pelo povo.

Na revolução cultural, Mao Zedong criou programas de reeducação da juventude, foram enviados milhões de jovens para os campos e minas com o propósito de terem contacto com a verdadeira ordem de valores e vidas dos camponeses que efetivamente viviam nessas regiões.

Estes jovens eram obrigados a assumir o modo de vida dos residentes, a viver em “cavernas” e a trabalhar ao lado dos camponeses, com as condições existentes, ou sem elas na verdade.

Assim, em janeiro de 1969, com apenas 15 anos, Xi fora enviado para a Liang Jia He 梁家河e obrigado a viver nesta região durante 6 anos, “o príncipe vermelho” tive a sua estada dificultada por ser filho de quem era, passou a constar numa lista negra com a indicação de “inimigo do povo”, este título deu-lhe acesso aos trabalhos mais duros e plantou-lhe a semente que o faz, hoje, lutar contra a pobreza.

O ADN revolucionário corria-lhe nas veias, desde muito novo Xi Jinping procurou perceber o funcionamento da máquina partidária, para desenhar o seu percurso político de forma humilde e simples e percorrer um caminho de sucesso com tenacidade, perseverança, inteligência e muita paciência. Em Liang Jia He não negou os trabalhos mais duros e ganhou o respeito da vila, as suas iniciativas renovadoras e empreendedoras foram aceites: p.e. criou uma dispensa comunitária para que os trabalhadores pudessem levar mantimentos para as longas viagens entre aldeias, criou uma biblioteca muito simples com os livros que trouxera da Cidade Imperial, construiu o primeiro gerador na província, e quando deixou a região em vez que levar com ele a pequena moto que conseguira comprar, desmontou-a e transformou-a num 3 em 1 – o equipamento que criou era um pequeno trator, uma máquina de fresar e uma máquina pulverizador.

O início deste período difícil de 6 anos em Liang Jia He foi escrito 5 anos antes, Xi Jinping tinha apenas 10 anos, ”o príncipe vermelho” como era tratado foi ameaçado de morte, desenraizado do local onde vivia, perdera o privilégio de viver numa das alas da Cidade Imperial, este privilégio era concedido aos altos funcionários do Partido e aos seus familiares. Em tenra idade, percebeu que a sua vida (no verdadeiro sentido da palavra) dependia da dedicação ao partido, e de forma a provar ser um verdadeiro revolucionário foi obrigado pela guarda vermelha a ler os discursos e citações de Mao Zedong dia após dia e a renegar o próprio pai, Xi Zhongxun 习仲勋, em sessões públicas de humilhação.

Xi Zhongxun foi fundador do partido comunista, um veterano revolucionário, um herói da revolução de Mao Zedong em 1949, tinha um estatuto elevado e era muito próximo de Mao Zedong. O pai de Xi fora um dano colateral no terremoto cultural e político no início de 1962, foi preso, acusado de conspiração e traição ao Partido. A família de Xi Jinping foi submetida a uma pressão tremenda por parte da guarda vermelha, sujeitos a julgamentos populares e espancamentos públicos. Estes registos históricos seriam o rastilho para a revolução cultural da década de 60, pois fora uma fase muito turbulenta na China a nível social, económico, político e cultural.

Este momento da História mostra-nos um Xi Jinping muito jovem com um enorme sentido de estado, de missão e honra e quando presenciamos uma ação por parte da China poderemos enquadrar o que os chineses veem: que o sonho chinês 中国梦!孩子梦!未来梦! está a fazer o seu caminho, que ainda não chegou ao fim, e será necessário manter o mesmo líder por mais tempo para que não se perca a visão de longo prazo, visão esta tão característica do pensamento chinês. #志同道合

Henrique Germano Cardador – 恩里克 | Marketing & Sales Strategy