Os níveis de carga movimentada nos portos da União Europeia estão a regressar lentamente aos níveis pré-pandémicos, de acordo com o Eurostat.

O peso total das mercadorias movimentadas nos portos da União Europeia (UE) diminuiu 7% em 2020, em comparação com 2019, mas recuperou 4% para 3,5 mil milhões de toneladas em 2021.

Os Países Baixos continuaram a ser o maior Estado-membro no transporte marítimo de mercadorias em 2021. Os portos holandeses movimentaram 590 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 32 milhões de toneladas em comparação com o ano anterior. Isto representa 17% do volume total de mercadorias transportadas por via marítima o ano passado na UE.

No ranking europeu, logo abaixo vem Itália e Espanha, cada um com uma quota de mercado de 14%.

Roterdão (435 milhões de toneladas), Antuérpia (216 milhões de toneladas) e Hamburgo (111 milhões de toneladas), todos situados na costa do Mar do Norte, mantiveram as suas posições como os três portos mais importantes da UE em 2021, tanto em termos do peso bruto das mercadorias movimentadas, como em termos de volume de contentores movimentados nos portos.

Em comparação com 2020, o número de toneladas movimentadas em 2021 diminuiu mais no porto grego do Pireu (-10%), Algeciras em Espanha (-6%) e Klaipėda na Lituânia (-5%). Em contrapartida, aumentou mais em Zeebrugge (+27%) na Bélgica e em Constanţa (+26%) na Roménia.

Infografia: Eurostat