O projeto desenvolvido pela Wells em colaboração com a GS1 Portugal foi distinguido globalmente ao entrar no Healthcare Reference Book. A metodologia aplicada e os resultados obtidos permitiram à Wells duplicar a eficiência da cadeia de distribuição, em particular no processamento da receção e verificação das encomendas em armazém.

O Healthcare Reference Book distingue os casos de estudo mais relevantes de aplicação de standards no setor da saúde a nível mundial, dando conta dos benefícios da adoção de standards, com base em exemplos práticos e com resultados comprovados em iniciativas específicas.

No início da colaboração entre a Wells e a GS1 Portugal, em consequência das novas exigências de codificação de unidades logísticas que foram adotadas nos armazéns, quase metade das encomendas Wells (42%) que chegavam aos armazéns apresentavam diferentes tipos de incidência ao nível da identificação das unidades logísticas. As anomalias passavam pela ausência de etiquetas logísticas, erros na respetiva leitura, dados incorretos, posicionamento inadequado de etiquetas, entre outros.

Após o trabalho de equipa, as melhorias foram notórias. Se em janeiro de 2021 foram registados problemas com etiquetas logísticas em 41,69% das encomendas, já em janeiro de 2022 essa taxa baixou drasticamente para apenas 0,46%. Estes dados confirmam uma melhoria inesperada de eficiência de 98,9%. Com a correta utilização dos standards “conseguimos comparar a quantidade de erros na etiqueta logística antes e depois do trabalho da GS1 Portugal, com eficiências em média de 99%. O número de encomendas entregues com erros nas etiquetas logísticas reduziu para quase 0”, reforçou Sofia Perdigão, Gestora do Setor de Saúde da GS1 Portugal.

Foram também aplicados os EAN-13, que têm como função identificar produtos implementados pela GS1 Portugal, que resultaram, novamente, numa melhoria da eficiência da empresa Wells. Em janeiro de 2021, a empresa registava a ausência dos códigos EAN-13 dos produtos na base de dados do armazém em praticamente 5% das encomendas, percentagem que desceu para 1,3% após a intervenção da GS1, representando assim melhorias superiores a 70% na eficiência da cadeia de distribuição e abastecimento da empresa.

Em comunicado, Beatriz Almeida, Gestora de Operações Externas da Wells, declarou que “o Projeto de Fiabilidade de Leitura em Armazém na operação Wells foi uma iniciativa pioneira no setor da saúde entre a GS1 Portugal e a MC-Wells, que permitiu otimizar não só o processo de receção de mercadorias, bem como enriquecer os dados logísticos dos artigos entre os fornecedores e a MC-Wells. Os fornecedores tiveram acesso à formação da GS1 Portugal, adotando boas práticas de codificação das caixas e paletes, tendo sido explorado o conceito da codificação conforme das caixas multi-referência. O trabalho diário dos colaboradores de armazém foi simplificado, assegurando de forma automática a rastreabilidade dos artigos à entrada em armazém”.

João de Castro Guimarães, Diretor-Executivo da GS1 Portugal, também se pronunciou, afirmando que “é com muita satisfação que olhamos para este reconhecimento, que vem reforçar a importância da implementação de uma linguagem uniforme e interoperável, que só é possível através da utilização correta dos standards GS1. É fulcral a orientação para a melhoria contínua, demonstrada pelos operadores económicos, de que a MC é exemplo. Esta constante procura de mecanismos de otimização de processos – já em si sobejamente rigorosos e agilizados -, no sentido de lhes acrescentar sinergias, é condição transformacional de eficiência e sustentabilidade”.