A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) começará a utilizar 30 camiões elétricos para fazer entregas de última milha a clientes locais na Bélgica. Os primeiros cinco veículos começam agora a circular na área de Antuérpia.

Através de uma parceria-chave com a Renault Trucks, o fabricante de bebidas está a eletrificar um quinto da sua frota de camiões e a criar a maior frota de camiões elétricos da Bélgica. A empresa também reduzirá as suas emissões de CO₂ em 75% em comparação com os camiões a diesel. “A nossa indústria enfrenta dificuldades que requerem uma rápida adaptação, mas estamos também firmemente empenhados em manter uma abordagem de longo prazo. O investimento em camiões eléctricos permitirá à Coca-Cola Europacific Partners reduzir as emissões de CO2 em 30% em toda a cadeia de valor até 2030 e tornar-se neutra em carbono até 2040”, diz An Vermeulen, VP & National Director da Coca-Cola Europacific Partners para a Bélgica e Luxemburgo.

Os primeiros cinco camiões Renault Trucks E-tech D e D Wide começam a circular agora na área de Antuérpia, mas outros chegarão nos próximos meses aos locais de fabrico e distribuição em Gand e Chaudfontaine. “A maioria das nossas entregas são muito locais, a supermercados e empresas, com percursos que rondam em média 150 km por dia”, explica An Vermeulen. “A transição para veículos elétricos faz todo o sentido, graças a um investimento total de cerca de 7 milhões de euros. Este é um exemplo dos nossos esforços para adotar uma abordagem a longo prazo e sustentável a nível local na Bélgica”.

Rotas locais otimizadas

A Coca-Cola escolheu uma configuração que permite aos veículos elétricos Renault Truck cobrir 200 km diários, o que é mais do que suficiente para 40% das atuais rotas de entrega local da CCEP. Cada camião tem uma estação de carregamento no local para recarregar totalmente a bateria durante a noite. Estas estações de carregamento são alimentadas por 100% de energia verde gerada no local.

A Coca-Cola trabalhou em estreita colaboração com a fabricante de veículos para selecionar os camiões certos e criar as melhores condições de carregamento para esta utilização local: “Analisámos cuidadosamente os dados logísticos da Coca-Cola, produzimos simulações de percurso realistas, e realizámos testes em condições reais que analisaram o consumo de energia, bem como o conforto e segurança do condutor”, diz Siegfried Van Brabandt, Director Geral da Renault Trucks Belux. “Os camiões estão também equipados com sistemas de câmara a 360° para eliminar os ângulos mortos, um altifalante para avisar peões e ciclistas, e uma porta livre para uma ótima visibilidade do lado do passageiro”. Os 30 camiões elétricos que vão ser lançados este ano são apenas um primeiro passo para a CCEP. “Continuaremos a tomar medidas para descarbonizar a nossa frota até 2030, enquanto continuamos a estudar a evolução do mercado para determinar o futuro das nossas frotas, considerando parâmetros como a cobertura de distâncias mais longas, a autonomia dos veículos, e cargas mais pesadas”, explica An Vermeulen.