Em Tóquio, a Toyota Mobility Parts, retalhista de peças e acessórios para a indústria automóvel, implementou a solução de prova de entrega ZetesChronos, com vista a aumentar a eficiência, unificando os diferentes sistemas e etiquetas dos vários fornecedores. A solução também contribui para superar a escassez de motoristas e promover a conservação ambiental.

A Toyota Mobility Parts Corporation (TMP) foi estabelecida através da fusão de 33 fornecedores de peças nacionais Toyota com a Tacti Co. Ltd. A empresa é membro do Toyota Group e apoia a indústria automóvel e as comunidades locais nas operações de planeamento, venda e entrega de peças e componentes de reparação. Desde junho de 2020 que a empresa trabalha com a Daihatsu Motor e a Subaru, em entregas conjuntas de peças e componentes de manutenção.

Atualmente, a área da logística depara-se com questões como a escassez de motoristas e as medidas de proteção do meio ambiente, através da redução de emissões de CO2. No intuito de superar estes desafios, várias empresas de logística decidiram colaborar para otimizar o carregamento e o transporte dos respetivos produtos. No entanto, um dos maiores desafios residiu na diferença entre as etiquetas dos sistemas e as operações no local, impedindo a correta inspeção visual e a precisão das entregas. Por isso, foi necessário proceder à sua unificação.

Abordar as necessidades da TMP exige a profunda compreensão dos processos e fluxos de trabalho. “A Zetes e a Panasonic não só prestaram atenção às nossas necessidades, como também se deslocaram ao armazém para uma avaliação completa. Com base na análise, apresentaram uma proposta que incluía os nossos requisitos e objetivos”, sublinhou Genki Endo, Responsável pela Promoção de Logística Conjunta na Toyota Mobility Parts.

Na Toyota Mobility Parts, o código QR na etiqueta de expedição padrão é lido por um terminal e as informações na parcela são geridas pelo sistema. Anteriormente, uma vez que cada empresa utilizava o próprio sistema de logística, os operadores tinham de verificar manualmente cada etiqueta, o que poderia facilmente dar origem a erros. Esta questão foi resolvida convertendo as informações nas etiquetas das outras empresas em etiquetas de expedição padrão da Toyota e permitindo a sua gestão no próprio sistema da empresa.

O ZetesChronos é um software de prova de entrega eletrónica que ajuda a controlar e melhorar a recolha, a entrega e os processos de gestão relacionados. Esta solução, combinada com o dispositivo portátil avançado Panasonic Toughbook FZ-N1, permitirá que a Toyota Mobility Parts ligue o computador do gestor de operações ao terminal do motorista através de um servidor na nuvem. Deste modo, é possível efetuar a monitorização em tempo real do estado da entrega e das operações de entrega para melhorar a eficiência operacional. O sistema foi lançado na filial de Tochigi e a expansão ao nível nacional teve início em abril de 2022.