O Grupo BÖWE, um dos principais fornecedores de tecnologia integrada de automação com sede na Alemanha e presente em Portugal, anunciou um investimento de cerca de 8,2 milhões de dólares na MOV.AI, uma startup que tem apostado em revolucionar o desenvolvimento de Robôs Móveis Autónomos (AMR’s).

O investimento, liderado pelo Grupo BÖWE, inclui os investidores já existentes da MOV. AI – State of Mind Ventures, NFX e Viola Ventures e “reflecte a visão estratégica da BÖWE sobre a robótica no futuro da automação e é um voto de confiança na abordagem inovadora da MOV.AI ao software de robôs”, explica a empresa em comunicado.

Com um papel “cada vez mais importante na cadeia de abastecimento, especificamente na intralogística”, a ABI Research estima que a nível global, os robots móveis nos armazéns vão crescer cerca de 40% entre 2021 e 2030, podendo atingir mais de 500 mil envios globais.

“Estamos muito optimistas na capacidade da MOV.AI para modernizar o mercado da robótica, um mercado que é um pilar fundamental na automação industrial moderna e está preparado para o hiper crescimento”, afirma Joachim Koschier, managing director do Grupo BÖWE.

A MOV.AI Robotics Engine Platform altera a forma como os AMR’s são construídos, separando o software do hardware e oferecendo aos fabricantes de AMR e integradores de automação as ferramentas de qualidade empresarial de que necessitam para uma automatização avançada, permitindo a implementação dos AMR’s em menos tempo, ao mesmo tempo, que garante um funcionamento seguro com a operação ininterrupta em ambientes de negócios e operacionais em constante mudança.