A XPO adquiriu 100 semirreboques com o objetivo de ampliar a sua capacidade de serviços de transporte multimodal da Península Ibérica, com destino a outros mercados europeus.

A XPO vai utilizar reboques adaptados para circularem em via férrea, em novos corredores marítimos e ferroviários, uma vez que é impossível transitar com reboques convencionais.

O P400 é o semirreboque huckepack mais utilizado na distribuição combinada de mercadorias por terra, caminho de ferro e mar, já que graças ao seu ajuste de altura máxima de quatro metros, este poderá ser transportado por ferrovia. Desta forma, cada unidade é levantada e colocada no vagão do comboio sem a cabeça do trator, sendo no final da viagem ferroviária, retirado do comboio e engatado a um trator que o transporta para o seu próximo destino.

O director-geral da XPO, na Europa do Sul e Marrocos, Massimo Marsili, afirmou que “com a aquisição das 100 unidades P400, estamos a aumentar a capacidade de carga das diferentes soluções de transporte multimodal que a XPO implementou nos últimos meses. Continuaremos a focar-nos na combinação do transporte rodoviário, ferroviário e marítimo como soluções inovadoras com vista a aumentar a eficiência da cadeia de abastecimento dos nossos clientes, reduzindo paralelamente as emissões de carbono, em harmonia com o nosso compromisso com a sustentabilidade”.

É de referir que nos últimos meses, a empresa anunciou o lançamento de duas soluções de transporte multimodal da Península Ibérica. A primeira diz respeito ao transporte de mercadorias, desde a Península Ibérica até ao Reino Unido, através da França, combinando o transporte rodoviário e ferroviário. Os especialistas em alfândegas tratam da burocracia necessária para atravessar o Canal da Mancha através do Eurotúnel, e à chegada ao Reino Unido, a XPO faz o seu transporte ou respetiva distribuição de última milha até às instalações do cliente. Isto significa que em cada viagem ferroviária, entre Perpignan e Calais, se reduzirá a emissão de 1.300 quilogramas de CO2, ou seja, o mesmo dióxido de carbono absorvido por 52 árvores a cada ano.

Além disso, a XPO gere os fluxos diários de saída e chegada de mercadorias entre os portos de Barcelona e Valência em Espanha e Savona, em Itália. A distribuição de mercadorias é efetuada por estrada desde o ponto de origem até ao porto, sendo que quando a carga entra em Savona, através do serviço de transporte marítimo de curta distância, a XPO transporta-a do porto para o ponto de distribuição a descarregar. Por fim, a mercadoria é entregue ou distribuída através de última milha nas instalações dos clientes, o que representa uma solução totalmente flexível de ponta a ponta.