As vertentes económica, social e ambiental são o tripé do modelo económico emergente, fruto do crescente ativismo ambiental e de uma consciência ética, tanto individual como empresarial. Agora é a vez do gigante dos gelados, Ben & Jerry’s, avançar para um modelo sustentável, responsável e ético de abastecimento dos seus produtos lácteos.

Onde a sustentabilidade em tempos significou simplesmente continuar, manter ou suportar, as suas conotações estão agora ligadas a verdes e azuis ecológicos. Esta mudança de paradigma está a levar a que as empresas comecem a ver a análise custo-benefício como uma análise que deve incorporar as pessoas e o planeta nas suas considerações económicas.

Como parte desta mudança, o abastecimento alimentar ético está a tornar-se uma questão muito mais generalizada, e, por exemplo, os maus tratos infligidos aos animais pela indústria de produção alimentar são agora uma consideração crescente para saber se os consumidores se envolvem de facto com produtos, serviços ou empresas.

De acordo com a Aptean, 85% dos consumidores já começaram a deslocar os seus comportamentos de compra para opções mais sustentáveis.
A prática obscura de separar o vitelo da vaca, devido à presunção de viabilidade económica, tem sido uma prática duradoura na indústria leiteira moderna. A Ethical Dairy, no Reino Unido, dedicou três anos ao desenvolvimento de um sistema bem sucedido de criação de vacas leiteiras que permitiu o alojamento de vacas e vitelos, mantendo ao mesmo tempo a viabilidade financeira do negócio. A demonstração da Ethical Dairy de que o fornecimento responsável de leite pode ser simultaneamente lucrativo e ético, despertou uma resistência às práticas tradicionais sem escrúpulos, incluindo a do gigante produtor de gelados Ben & Jerry’s.

Através do seu programa Caring Dairy, a Ben & Jerry’s criou um esforço de sustentabilidade para assegurar o bem-estar das vacas cujo leite é utilizado para produzir os seus gelados, permitindo à empresa estabelecer parcerias com agricultores locais, num esforço para melhorar as suas práticas agrícolas e o ambiente. O programa também estabelece um sistema através do qual os agricultores locais são financeiramente incentivados a melhorar as condições de trabalho, uma vez que a fabricante também aprovou o projeto Milk with Dignity.

Os esforços globais de aprovisionamento estão a ficar cada vez mais ligados à sustentabilidade e aos valores éticos, e, dito de uma forma simples, as organizações que não se adaptarem a este panorama provavelmente ficarão pelo caminho.