A Universal Robots anunciou o novo UR20, uma versão melhorada dos robôs colaborativos da empresa, com uma capacidade de até 20 quilos e um alcance de 1750 mm, o cobot consegue atingir até mais 65% de velocidade (conforme o tipo de junta), e mais 30% do que qualquer outro robô da empresa.

Ao nível da instalação, o equipamento pesa 64 quilos e ocupa um espaço de Ø 245mm, podendo ser utilizado para diversas finalidades, como por exemplo para embalamento e paletização, atendimento de máquinas, manipulação e montagem de peças, ou até soldadura. Durante a mostra da UR com a Stockfer em Setúbal, os parceiros da Universal Robots mostraram algumas das soluções complementares plug&play que têm para diversas áreas da indústria, com demonstrações ao vivo de como os equipamentos funcionavam e podiam ser adaptados para diversas áreas, bem como as crescentes preocupações com a segurança.

Miguel Oliveira, sales development manager Portugal da Universal Robots, explica que “o UR20 é um robô redefinido. É uma tecnologia nova, em termos da nossa gama, é um robô que já foi pensado para tempos de ciclo bastante rápidos, é um robô que é 65% mais rápido, tem um alcance de 1750 mm, já vem equipado com o LED status que nos dá a indicação do estado do robô – do modo de funcionamento em que ele está -, em termos de arquitetura de juntas, houve uma redução significativa do número de partes, e é um robô que apesar de ser capaz de suportar payloads de 20 kg é um robô bastante leve, estamos a falar de 64 kg. É um robô que ocupa um espaço reduzido e tem um peso reduzido”.

“O UR20 foi reimaginado, redesenhado e reconstruído de raiz. Todos os detalhes, desde o software às tampas das extremidades, foram arquitetados estrategicamente para fornecer um desempenho e qualidade de próxima geração para que possa aumentar a produção, tempo de funcionamento e conseguir mais produtos para o mercado mais rápido do que antes”, aponta a empresa.

Para além disso, a empresa também avança que o UR20 “foi construído para cargas úteis mais pesadas, velocidades superiores e um controlo de movimento superior, tudo com um sistema ligeiro e de footprint reduzido para a versatilidade ideal dentro do seu espaço de produção existente. Sem ligações elétricas especiais nem soluções de ligação dispendiosas. Mesmo com um grande avanço no desempenho, basta uma tomada monofásica padrão para alimentar o UR20”.

Embora já tenha sido lançado, este modelo só chegará a Portugal no início de 2023, mas a empresa já está a aceitar encomendas, e mantém a sua possibilidade de financiamento reduzido para ajudar as PME a automatizar as suas operações.