Para além de gerirem as perturbações da cadeia de abastecimento, os profissionais de compras e procurement estão a ser desafiados a enfrentar o risco financeiro face ao declínio económico global. De acordo com a “Supply Management”, as cadeias de abastecimento são as primeiras indústrias atingidas pela inflação e recessões e os profissionais de procurement têm um papel crítico a desempenhar na preparação das empresas para o aumento dos preços, através da construção de fortes relações com os fornecedores e da implementação de estratégias resilientes de aprovisionamento.

Já confrontados com a imprevisibilidade e instabilidade das ruturas de longa data da cadeia de abastecimento, os líderes de aprovisionamento e compras estão agora a ser instados a impulsionar a gestão do risco financeiro contra a ameaça da inflação. Com as empresas de gestão da cadeia de abastecimento a anteciparem um declínio na produção no próximo ano (de 5% no Reino Unido), muitas grandes empresas, incluindo a Tesco e a Coop, já começaram a reduzir os seus inventários antes da recessão prevista.

“É difícil vencer a inflação no mercado atual, mas é possível superar a concorrência e emergir mais forte”. Eliminando o desperdício e tendo mais cuidado quando se trata de relações com fornecedores, as empresas podem tornar-se mais resilientes e produtivas e olhar para um futuro melhor”, disse Ed Winterschladen, Executive Vice President Europe, na PROXIMA, acrescentando ainda que “a luz na escuridão pode muito bem ser encontrada nas cadeias de abastecimento. As empresas estão justamente a olhar para o futuro, mas isto requer investimento em talento e tecnologia”.