A subsidiária portuguesa da multinacional GAM, empresa especializada em soluções para a indústria, foi selecionada para fornecer à The Navigator Company, dois reach stackers HYSTER® de última geração destinados às operações com contentores.

O primeiro destes porta-contentores de grande capacidade (46 toneladas), o reach stacker HYSTER® RS46-33XD/62, foi entregue nas instalações da Navigator na Figueira da Foz. Incorpora as mais recentes inovações para este tipo de equipamento, destacando-se o novo motor Mercedes Benz Stage V, a nova transmissão DANA TE30 e a nova cabine do operador.

Após a preparação, montagem e testes de carga para entrega, foi dada formação técnica por um engenheiro especializado da HYSTER® a técnicos da Navigator e da GAM Portugal. Além disso, a multinacional espanhola formou 25 operadores, que irão trabalhar com a máquina em diferentes turnos, bem como pessoal técnico. As máquinas HYSTER® são conhecidas por serem robustas e resistentes. “Agora, com uma cabina ergonomicamente avançada, oferecem ao operador um ambiente espaçoso e confortável, com controlos operacionais ergonómicos facilmente acessíveis, que ajudam a aumentar a produtividade ao mesmo tempo que minimizam a fadiga do operador”, adianta a empresa.

“Esta operação demonstra mais uma vez a grande capacidade da GAM Portugal como a única empresa do setor que distribui maquinaria de “dupla marca”, ou seja, que comercializa dois dos mais reconhecidos fabricantes internacionais de maquinaria: HYSTER® e Yale®, dois dos seus parceiros também em Espanha. Uma capacidade que foi aumentada graças à aquisição, em julho de 2021, da área de negócios de máquinas de movimentação de cargas do Grupo Ascendum, uma das principais empresas holding no domínio da maquinaria industrial em Portugal”, adiantou a empresa em comunicado.

«Estamos muito gratos a toda a equipa Navigator, com quem temos vindo a trabalhar desde 2019, e em particular aos técnicos, operadores e gestores de turno por toda a sua colaboração e disponibilidade total em termos de meios e recursos, sem os quais não teria sido possível cumprir o plano de entrega e formação. Gostaria de destacar neste momento todo o trabalho desenvolvido pelo departamento técnico do GAM e a gestão realizada por Vítor Alves Lourenço tanto na formação específica como na entrega do equipamento. Um grande exemplo de trabalho colaborativo” disse Luis Silva, diretor-geral do GAM Portugal