A VGP  formalizou na sexta-feira, dia 14, o início da construção do VGP Park Loures, num evento de lançamento da primeira pedra, que contou com a presença dos representantes da VGP, da DPD e da DHL Parcel Portugal, os futuros inquilinos do projeto 100% dedicado à logística de última milha, depois da entrada do Grupo em Portugal em 2019.

Com uma área total de quase 20,000 m2 de área bruta locável, o novo VGP Park Loures estará pronto no primeiro semestre de 2023 e está já 100% arrendado à DPD e à DHL Parcel Portugal. O novo projeto situa-se em Santo António de Cavaleiros, a 13 Km do centro de Lisboa e a 7 Km do aeroporto da capital.

O processo de aquisição do terreno com cerca 53.000 m2, no Planalto da Caldeira, insere-se no projeto de urbanização em desenvolvimento pela Odive-Lar, em Loures, concretizou-se em julho passado, e dará origem ao desenvolvimento de um novo parque com 19.803 m2 de área bruta locável totalmente dedicado à logística de última milha e deverá estar finalizado no primeiro semestre de 2023.

Já totalmente arrendado à DPD e à DHL Parcel Portugal, dois dos principais operadores logísticos mundiais, o VGP Park Loures pretende constituir-se como um exemplo da logística de última milha do futuro, estando dotado na sua envolvente por um conjunto de infraestruturas rodoviárias que facilitam e potenciam esse propósito. De acordo com a VGP, esta localização irá permitir aos futuros inquilinos chegar a uma população de mais de 3 milhões de habitantes em menos de 45 minutos.

José Ferreira, Country Manager da VGP para Portugal, comenta: “O VGP Park Loures é um passo importante no nosso crescimento em Portugal, em particular na zona de Lisboa. Este projeto  dará lugar a um novo parque especificamente desenhado e desenvolvido para dois importantes inquilinos, a DPD e a DHL, que ocuparão a totalidade do parque. Todas as nossas preocupações estratégicas estão mais uma vez aqui refletidas. A localização próxima dos centros urbanos, a qualidade do projeto e a sua sustentabilidade, são os pilares dos parques da VGP que aqui são evidenciados.”

“O crescimento significativo e gradual que o e-commerce tem registado em Portugal, sobretudo ao longo da pandemia, vem justificar o investimento da DPD neste novo hub de distribuição, com o intuito de reforçar a resposta ao aumento da procura de serviços de entrega que ofereçam facilidade, rapidez e conveniência, além de contribuírem para reduzir a pegada ecológica”, adianta Olivier Establet, CEO da DPD Portugal. “Com este novo espaço, que irá contemplar as atividades de triagem e distribuição, bem como todos os serviços administrativos, pretendemos assegurar uma maior resposta de entregas na área da Grande Lisboa, nomeadamente nos concelhos de Lisboa, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira, Mafra, Torres Vedras, Alenquer e Carregado.”

Jorge Oliveira, diretor-geral da DHL Parcel Portugal, por seu turno, frisou que a futura localização “permite uma ligação rápida ao centro da cidade e às principais vias da área de distribuição do novo terminal” pelo que vai corresponder “com exatidão às nossas necessidades de crescimento de negócio atuais de uma forma sustentável. Além disso, neste espaço iremos ter toda a componente operacional relacionada com a primeira e última milha, bem como toda a área administrativa de apoio ao negócio, o que irá, certamente, trazer benefícios enormes à empresa.“