O Ikea prepara-se para investir 50 milhões de euros na construção de novos armazéns em Portugal.

O objetivo deste investimento passa por reduzir a dependência em relação aos armazéns espanhóis e ao mesmo tempo dar resposta ao crescimento das vendas online reduzindo o tempo das suas entregas. Assim, os 50 milhões de euros servirão, nomeadamente, para a construção de um grande armazém localizado em Loures como para outros pequenos investimentos na secção de logística das outras lojas, como é o caso de Alfragide.

Em declarações ao Jornal de Negócios, Ricardo Pereira, CFO e vice-diretor da Ikea Portugal, confessou que “neste momento, o nosso país trabalha com um centro de logística que ainda está em Espanha e nós consideramos que está muito longe daquilo que é o nosso mercado. Nós queremos ser mais eficientes, aumentámos muito o ‘share’ online, e quanto mais próximos estamos dos clientes, melhor a experiência de compra”.

Segundo consta no comunicado de imprensa da marca “a transformação logística do negócio da Ikea, crucial neste crescimento, passa por renovações e ampliações nos edifícios de Alfragide e de Loures, com a criação e melhoria de áreas de apoio de processos logísticos e ao e-commerce, mas também pela abertura de novos pontos de contacto físicos, com a abertura de novos estúdios de planificação”.

Pode ainda ler-se no jornal referido que o Ikea abrirá um estúdio de planificação no centro da cidade de Lisboa na Avenida da República, na zona do Campo Pequeno, no final da primavera/início do verão de 2023.

Ikea ultrapassa os 550 milhões de euros em vendas no país

No comunicado divulgado pela empresa é possível observar ainda que a marca registou, no ano fiscal de 2022, vendas de 552 milhões de euros, o que representa mais 19,5% do que no ano anterior e 15% acima dos valores registados no ano fiscal de 2019 no período pré-pandemia.

A empresa referiu que “num ano sem limitações às vendas em loja, o share de vendas online fixou-se nos 19%, partindo de cerca de 4% no ano fiscal de 2019, o que demonstra que os novos hábitos ganhos pelos portugueses durante a pandemia se mantiveram após a reabertura do comércio”.

No mesmo documento, Ricardo Pereira declarou: “Num ano repleto de desafios, as vendas da Ikea superaram as expectativas e esse sucesso ficou a dever-se em grande parte ao papel cada vez mais relevante da casa na vida dos portugueses. O nosso principal objetivo continua a ser garantir que a oferta Ikea continua a ser acessível aos nossos clientes, principalmente agora que assistimos a um aumento generalizado do custo de vida”.