A Bosch está a desenvolver uma plataforma de logística para serviços digitais na Amazon Web Services (AWS) que promete melhorar a eficiência e a sustentabilidade no setor de transporte e logística.

O objetivo da parceria estratégica entre a Bosch e a AWS é oferecer às empresas de logística e transitários de todo o mundo o acesso facilitado e célere a serviços digitais através de uma única fonte, ou seja, a plataforma criará um ecossistema e um ambiente de software no qual transportadoras e despachantes de carga podem selecionar, reservar e executar serviços de diferentes fornecedores para responder às suas necessidades específicas.

Ademais, a plataforma permite a fácil integração de aplicações já importantes para o mercado, por exemplo, em sistemas de gestão de transportes. É ainda possível, devido ao uso compartilhado de dados que estão disponíveis através dos sistemas telemáticos em veículos comerciais, como por exemplo da gestão de frotas, vincular e possibilitar a interação entre diferentes serviços de diferentes áreas, facilitando a alavancagem de sinergias.

A Bosch ficará encarregue pelo desenvolvimento e operação da plataforma de logística, cujo núcleo é um mercado de serviços digitais, enquanto a AWS cooperará com a sua vasta oferta e experiência na cloud. Desta maneira, a plataforma irá facilitar a interação entre uma variedade de serviços e dados, possibilitando que as empresas de transporte e logística beneficiem das oportunidades de digitalização sem necessitar de configurar os seus próprios projetos de TI. O marketplace estará ainda aberto aos fornecedores de serviços de logística digital, o que transmitirá uma maior confiança e transparência na entrega de mercadorias e encomendas aos clientes.

As empresas estão a planear apresentar uma versão preliminar da plataforma logística na Hannover Messe, sendo lançada “na Índia nas próximas semanas depois na Europa e nos EUA no início do próximo ano”, afirmou Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do setor de negócios de Soluções de Mobilidade, durante a IAA Transportation deste ano em Hannover.