Ser um bom líder em compras vai muito além dos conhecimentos técnicos que a área exige. As habilidades comportamentais são cada vez mais requisitadas para esta função. O líder em compras precisa conhecer-se e ser um exemplo para o grupo. Por isso, uma das características mais importantes para este profissional é o autoconhecimento. Neste artigo, a Mercado Eletrônico, no seu blogue, selecionou 10 habilidades comportamentais para ser um bom líder em compras, incluindo uma sugestão de leitura para cada uma delas.

1. Não tenha medo de pedir ajuda

Um bom líder em compras não tem medo de pedir ajuda quando necessário. Por maior que seja a sua experiência, está ciente de que não saber algo não significa ignorância ou falta de conhecimento suficiente para ocupar uma posição de liderança.

Uma das maneiras mais efetivas para evoluir profissionalmente é perguntar às pessoas da sua equipa ou a colegas de trabalho o que elas pensam a seu respeito. Isso mostra que você está disposto a tentar ver pontos de melhoria para aprimorá-los.

Certamente, pedir ajuda também é uma forma de demonstrar confiança no trabalho da sua equipa e ter mais chances de conquistar o envolvimento  das pessoas.

2. Invista em conhecimento

A busca pela constante aprendizagem na área de compras é essencial para facilitar a inovação, principalmente porque inovar é uma das principais fontes de vantagens competitivas.

Além de se sintonizar com as tendências do mercado e conhecer metodologias de compras, como strategic sourcing, o líder de compras também deve ser um facilitador de aprendizagem colaborativa. Isto significa não só criar um ambiente propício para partilhar as suas aprendizagens, como também reconhecer a importância da contribuição dos conhecimentos das pessoas para toda a equipa.

3. Dê feedback

Oferecer feedback das atividades desempenhadas pelo grupo de trabalho que você lidera contribui para o desenvolvimento de cada um dos profissionais, inclusive o seu. É uma das melhores estratégias para garantir que os trabalhos continuem alinhados ao ritmo de produção.

Com a migração das atividades para o home office, modelo de trabalho que deve permanecer daqui para frente, e a necessidade de liderar equipas à distância, o líder em compras precisa de garantir que a cultura de feedback permanece nos encontros remotos. Todos ganham: empresa, líder e colaborador. Um feedback assertivo e empático é fundamental para aproximar as pessoas das metas e impulsionar o seu desenvolvimento.

4. Reconheça os méritos profissionais da equipa

A principal ferramenta de gestão de um líder em compras é saber reconhecer tanto o seu potencial, quanto os dos seus colaboradores. Isto aumenta as possibilidades da satisfação profissional e, consequentemente, a motivação das pessoas para gerar mais resultados.

“As pessoas devem ser vistas como parceiras das organizações. Elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, o mais importante contributo para as organizações: a inteligência”. Esta frase de Idalberto Chiavenato, famoso autor brasileiro de livros sobre administração, reforça a importância de empresas e líderes em valorizar os seus colaboradores.

5. Envolva a sua equipa

Ter colaboradores envolvidos significa ter uma experiência positiva no dia a dia da empresa. Para isso, ter um ambiente de trabalho agradável é essencial, pois gera menos resistência das pessoas, que tendem a produzir melhor.

Para isso, o líder em compras precisa de ter clareza sobre os caminhos necessários para o sucesso da equipa e como cada colaborador pode contribuir para isso. Ao saber que a sua atuação é essencial para conquistar as metas, o colaborador tende a sentir-se motivado. Além disso, pessoas envolvidas geram resultados mais precisos e aumentam a capacidade de inovação e criatividade de uma empresa.

6. Não tema a tecnologia

A tecnologia é a chave para o sucesso de muitos negócios, aliada a outros aspetos, claro, como a sustentabilidade. Por essa razão, o líder de compras deve olhar para as soluções digitais como uma oportunidade – não como uma ameaça. O uso dos recursos tecnológicos tem-se tornado fundamental para otimizar o trabalho das equipas de compras, ainda mais no contexto de cenários incertos. Muitas empresas aproveitam os momentos de grandes mudanças para romper barreiras e transformar os seus negócios.

Num cenário cada vez mais competitivo, os compradores precisam de sair da rotina operacional para atuar com estratégia e inteligência.

7. Conheça as gerações

A diversidade de gerações é riquíssima para o ambiente corporativo, porque proporciona troca de experiências e acesso a diferentes pontos de vistas. Para alcançar melhores resultados, a aproximação das diferentes gerações deve levar em conta não só a idade, mas também considerar os diversos saberes, identidades e estilo de vida. Vamos relembrar cada uma delas?

Os Baby Boomers nasceram após a Segunda Guerra Mundial, entre 1946 e 1964. A Geração X é a dos nascidos entre 1960 e 1980. Já a Geração Y é do intervalo entre 1980 e 1993 – época do início das evoluções tecnológicas. Os nascidos entre 1990 e 1995 pertencem à Geração Z – são os nativos digitais. A última, Geração Alpha, começa a partir de 2010 – são as crianças que desconhecem o mundo analógico.

8. Saiba tomar decisões

Hoje, as decisões nas empresas tornaram-se mais complexas. Tomar uma decisão pode representar tanto o sucesso como o fracasso. Em compras, esta tarefa carrega ainda muito peso, já que as escolhas estão ligadas aos custos e economia das empresas.

O autoconhecimento traz confiança, qualidade necessária para liderar e buscar respostas. Com isso, o líder em compras também passa a perceber se está pronto para alcançar os resultados e, muitas vezes, traz propostas para melhorá-los. Nesse sentido, é importante considerar ideias, sugestões e participação das pessoas da equipa nas tomadas de decisão, principalmente quando há impactos diretos nas atividades realizadas por elas.

9. Use a criatividade

A criatividade tem ganho cada vez mais importância nas organizações e líderes de sucesso são considerados pessoas criativas e disruptivas. O potencial criativo de um líder é fundamental para transformações positivas, pois está ligado à capacidade de inovação.

Mas, na maioria das vezes, o líder não está sozinho. A criatividade de um líder em compras e de uma empresa é potenciada no coletivo. Por isso, ter pessoas diversas na equipa, com diferentes competências, é muito benéfico para a inovação e competitividade.

10. Escute o que as pessoas têm a dizer

A escuta ativa é uma das habilidades mais importantes para um líder em compras. Saber escutar é fundamental para o processo de aprendizagem e crescimento profissional.

O conceito de escuta ativa tem a preocupação de ouvir atentamente o que uma pessoa diz, procurar entender ao máximo o que está a ser dito, considerar a linguagem corporal durante uma conversa e ser capaz de criar uma empatia.

Um líder que escuta está mais disposto a atualizar o seu modo de pensar e agir, inovar, conhecer melhor as pessoas e, claro, melhorar os seus relacionamentos.

 

Foto e texto: Blogue Mercado Eletrônico