O Parque Logístico do Grupo Garland, de modo a dar resposta ao boom do e-commerce e ao aumento da procura por serviços logísticos de outsourcing nos últimos tempos, tem vindo a aumentar, alcançando agora a casa dos 61%. 

Só este ano o parque logístico da Garland Logistics passou de uma dimensão de 91.500 m2 para 148.000 m2, distribuídos por centros logísticos em Cascais (7.000 m2), Aveiro (35.500 m2), Vila Nova de Gaia (85.500m2) e Maia (14.000 m2). Atualmente, está a ser realizada outra expansão no centro-sul do país, prometendo a Garland anunciar novidades ainda este ano.

Ricardo Sousa Costa, membro do conselho de administração do Grupo Garland e CEO da Garland Logistics, perspetiva para este ano “um crescimento significativo do negócio, na ordem dos 40%, fruto desta expansão bem-sucedida, da capacidade da armazenagem e da correspondente angariação de clientes. É sem dúvida um ano importante de afirmação da Garland Logistics no mercado nacional da logística, onde detém um dos maiores parques logísticos e é inequivocamente uma das principais referências”.

Centro Logístico de Valadares com uma ocupação de 50% na sua abertura

O Centro Logístico de Valadares, que está em funcionamento há cerca de um mês, é o terceiro armazém da empresa em Vila Nova de Gaia, com 38.000 m2 de área de construção, sendo o maior, o mais recente e moderno centro logístico da Garland Logistics.

Depois de um mês dedicado ao enchimento inicial das instalações, “realizado num ritmo dedicado de elevada intensidade, mobilizando meios relevantes, numa cadência que envolve o recurso a mais de 70 camiões por dia”, “foram rececionadas cerca de 50.000 paletes, representando 50% da capacidade do centro”. Para a realização destas operações foi necessária a contratação direta de 40 pessoas, ou seja, de 40% da necessidade futura prevista.

“A abertura do Centro Logístico de Valadares assenta numa lógica de consolidação de stocks para assegurar uma maior disponibilidade aos clientes e fornecedores, minimizando os movimentos e os lead time associados na cadeia de abastecimento nacional dos mesmos”, acrescenta o responsável.

Este centro logístico, que representa um investimento de 30 milhões de euros, encontra-se num terreno com cerca de 100.000 m2 junto ao nó de Arcozelo, entre a A44 e a A29, e detém as mais avançadas tecnologias de segurança, das quais um modelo de sprinklagem FM approved, um sistema completo de deteção e combate de incêndios, desenfumagem, CCTV, controlo de acessos e intrusão, e bacias de retenção, o que “garante à Garland uma posição de liderança na oferta logística ao mercado nacional”.

O piso é de alta planimetria de forma a possibilitar uma circulação otimizada e segura dos equipamentos de movimentação, existem 44 cais desnivelados de vários tipos, incluindo telescópicos de maneira a permitir a adaptação a qualquer tipo de veículos; iluminação LED em linhas programáveis com sensores de presença, permitindo uma otimização total dos consumos de eletricidade, acrescida de uma grande preocupação em maximizar a iluminação zenital; painéis fotovoltaicos para autoconsumo e postos de carregamento para viaturas elétricas.

Com o objetivo de se tornar um dos primeiros centros logísticos em Portugal com certificação internacional BREEAM New Construction, o projeto seguiu um plano extremamente exigente, com validações rigorosas de vários intervenientes, incluindo as mais apertadas exigências de segurança e de sustentabilidade ambiental.