Cabe ao procurement e às suas equipas, mais do que nunca, contribuir para a estabilidade das suas organizações e empresas. Equilibrar digitalização e políticas de sustentabilidade num cenário de incerteza, instabilidade global do ponto de vista social e económico, disrupções várias e preços em espiral é tudo menos tarefa fácil. “Liderar a Transformação” será o tema geral de mais uma PROCUREMENT Conferência que a Supply Chain Magazine organiza, no dia 28 de outubro, em Lisboa.

A proposta é simples: durante um dia analisar entre pares como balancear complexidade e riscos, de forma a encontrar a melhor estratégia para passar da teoria à prática e “Liderar a transformação” que é precisa no procurement e nas organizações. É o regresso desta conferência ao modo presencial no pós-pandemia.

Em termos de participação são esperados cerca de 190 profissionais de Compras e Procurement na sala, onde pelos diferentes painéis-debate e mesas redondas passarão responsáveis de empresas nacionais que partilharão com todos os presentes, as suas experiências e conhecimentos na área do Sourcing, Compras e Procurement.

Do programa destacam-se as três mesas redondas que contam com a visão de profissionais de múltiplas indústrias, para debater temas estratégicos como “Os desafios de quem lidera”, numa altura em que pandemia, Brexit, guerra, inflação, alterações climáticas, matérias-primas, sustentabilidade e outros riscos potenciais abalaram o mundo nos últimos anos e ainda estão a fazê-lo. Como é ser profissional de compras e procurement na atualidade? Quais são os grandes desafios? Quais as maiores dores e as principais  dificuldades? Como se gere todo este cenário, por um lado com a empresa, e por outro lado com a própria equipa?

E como é que o procurement está a gerir e equilibra o desafio entre sustentabilidade e redução de custos? O foco na qualidade, nível de serviço e custos há muito que deixou de ser critério suficiente. As medidas e critérios de sustentabilidade tornaram-se intrinsecamente importantes para qualquer empresa, mas representam grandes desafios para os departamentos de compras. Temos as ferramentas, as competências e a informação/dados que são necessários? Paralelamente, a inflação está aí e os preços nos mercados estão a explodir. Como podem e estão os profissionais de compras e procurement a cumprir esta difícil tarefa? É o que vamos procurar descobrir com os profissionais convidados para integrar a mesa redonda “Sustentabilidade versus Poupança”.

Por outro lado, se as negociações nunca foram tarefa fácil, atualmente é em muitos casos uma missão hercúlea. Desde o aumento maciço dos preços da energia e das matérias-primas à instabilidade política e às disrupções, hoje negociar é estar perante uma complexidade sem precedentes. Basta ter “talento para a negociação” ou negociar é mais do que talento pessoal? Como podem as empresas construir equipas e dinamizar competências que permitam obter resultados de negociação bem sucedidos num cenário como o atual? Como impacta todo este contexto na estratégia de compras e procurement das organizações, mas também na liderança e nas competências das equipas de compra? É o que o nosso painel de convidados vai procurar escrutinar na mesa redonda “Missão: Negociar”.

Em suma, espera-se que este encontro e a dinâmica que habitualmente gera entre participantes, oradores e patrocinadores, constitua uma oportunidade única de ficar a par das principais conquistas, tendências e preocupações que estão na agenda dos profissionais de compras ao nível da indústria, dos serviços e também dos produtos e soluções.

Para mais informações visite o site da conferência, conheça as condições de participação e em caso de dúvida contacte-nos por email.