Ao colocar no mercado o HC30PL, robô de colaboração humana com uma carga útil de até 30 kg, a Yaskawa quer continuar na linha da frente na produção de robôs industriais e na integração de processos de automação. Em Portugal, a fabricante japonesa é representada pela Roboplan há 30 anos.

Com capacidade de carga de até kg e alcance de 1.700 mm (centro de rotação do eixo S/L ao centro de rotação do eixo R/T), o HC30PL é ideal para aplicações industriais, podendo ser operado diretamente dentro do seu raio de ação sem que os operadores necessitem de medidas de segurança adicionais.

Este robô, perfeito para instalações de paletização colaborativa sem vedações, combina operação segura e alta velocidade. O HC30PL consegue aumentar a produtividade graças à sua capacidade de lidar com peças grandes e peças múltiplas em simultâneo, algo que reduz não apenas os custos de produção, mas também economiza espaço valioso nos centros produtivos.

O novo robô mantém os mesmos princípios básicos que orientam o desenvolvimento de todos os robôs colaborativos Yaskawa. Pode ser operado e programado utilizando o modo manual, a consola de aprendizagem standard ou a consola inteligente (Smart Pendant). Para uma programação particularmente eficiente utilizando o modo manual, existem botões de programação direta no braço que podem ser usados ​​para aceitar as posições ensinadas manualmente sem necessidade de confirmação na consola. Isto reduz o tempo de programação e torna-o mais adequado tanto para integradores de sistemas profissionais como para principiantes.

De salientar nas suas funções de segurança, a retração automática de uma posição fixa e simples afastamento do robô com o reiniciar do movimento. Além disso, possui especificações como o alto grau de proteção IP67 (à prova de poeira/líquido), e homologação FGG (o seu revestimento permite que seja usado em aplicações que exigem contacto com alimentos ou aplicações que exijam lavagem com água).

O HC30PL foi projetado para funcionar tanto de forma supervisionada e segura, mas também em soluções que exijam potência e velocidade superiores. Este funcionamento misto (robô híbrido) garante excelentes tempos de ciclo.