O Ministério da Saúde, através da SPMS, EPE, irá participar na 1.ª iniciativa pan-europeia de compras públicas da saúde, que se realizará em Bruxelas nos dias 21 e 22 de setembro.

Reunindo profissionais do mercado europeu de compras, de hospitais e prestadores de serviços de saúde, o “1ST Pan-European Hospital Healthcare Procuremet Summit” representa uma oportunidade para debater e promover a aprendizagem de temáticas focadas em três pilares relacionados com as aquisições em saúde: sustentabilidade; transparência e digitalização.

Promovida pela EHPPA (European Health Public Procurement Alliance), conjuntamente com a Health Proc Europe Association, esta cimeira inclui palestras, workshops práticos e diversas atividades, contando já com mais de 300 participantes registados. A SPMS, EPE, enquanto Central de Compras Públicas da Saúde, participa com o objetivo de fomentar conhecimento e boas práticas, sobretudo ao nível da digitalização, onde Portugal se tem destacado.

Considerado uma referência em matéria de contratação pública na saúde, o nosso país tem vindo a participar ativamente em projetos europeus, designadamente no Procure4Health, lançado no início de junho, que visa contribuir para promover a aquisição de inovação na União Europeia, em prol da sustentabilidade dos sistemas de saúde.