A JLL acabou de divulgar os resultados do seu research trimestral, o Market Pulse, revelando que as transações em relação à industria e logística foram uma das impulsionadoras do investimento do seu 1º semestre. Assim, em conjunto com o segmento dos hotéis garantiram 66% do montante transacionado, que ascendeu os 640 milhões de euros.

O segundo semestre registou 436 milhões de investimento, gerando 84% do investimento no trimestre em questão. “Depois de um 1º trimestre pouco animado, o 2º trimestre acelerou fortemente e duplicou o investimento. Neste trimestre foi ainda mais visível a influência da compra de hotéis e de ativos de industrial e logística, pois foram responsáveis por quase 370 milhões dos 436 milhões de euros transacionados”, explica Pedro Lancastre, CEO da JLL Portugal.

O responsável contou que os segmentos industrial & logística (35%) e hotéis (31%) foram os “mais dinâmicos do semestre”. “Evidenciam-se ainda os escritórios, com uma quota de 24% no investimento”, referiu, indicando que “no 2.º trimestre, a liderança destes dois setores foi ainda mais evidente, com os hotéis a gerar 43% do investimento trimestral e industrial & logística outros 41%”.

Por outro lado, “em termos de origem, 73% da alocação de capital foi de investidores estrangeiros, que continuam a ser protagonistas dos negócios de maior dimensão”. Para o responsável, “a forte recuperação dos indicadores hoteleiros e a intensificação da absorção e das rendas de industrial e logística” são alguns fatores a explicar o foco dos investidores nestes dois segmentos.

No que se refere ao resto do ano,“as perspetivas para os próximos trimestres mantém-se positivas com o foco nos segmentos que têm tido maior procura em termos de volume”, acrescentando que “no mínimo, os resultados totais deste ano estejam alinhados com o volume total de 2021”, ano em que se atingiu “um valor acumulado de 2.020 milhões de euros com a aquisição de imóveis comerciais”.