A Ford Trucks foi, pela primeira vez, a marca de camiões mais vendida em Portugal. Um marco conquistado no ranking nacional de veículos pesados de mercadorias, no mês de julho, onde se registou um crescimento de 49,2%. 

A marca matriculou, no mês de julho, 82 dos seus 355 veículos pesados, multiplicando por dez o resultado de há um ano e alcançando uma quota de mercado de 23,1%, verificando-se um crescimento de 49,2% em Portugal. Desta forma, em apenas três anos de presença no mercado nacional, a Ford Trucks conseguiu ser a terceira marca mais vendida de camiões, atrás da Volvo Trucks e da Mercedes-Benz.

De acordo com Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal e recentemente eleito presidente do Council Internacional da Ford Trucks, este é um “feito extraordinário, fruto do esforço de toda a equipa, que a todos nos orgulha, mas também da confiança depositada em nós, pelos nossos clientes”, acrescentando que “continuamos a contrariar as expectativas do mercado, com um crescimento que queremos sustentável. Acreditamos que temos uma estratégia forte, qualidade na nossa oferta e uma equipa extremamente motivada para estabelecer relações fortes com os nossos clientes e que isso nos permitirá manter uma operação bem sucedida.”

Através das estatísticas da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, é possível perceber que em julho matricularam-se em Portugal 355 pesados de mercadorias. Assim, atrás da Ford está a Volvo com 63 registos (+270,6%), a Mercedes-Benz com 55 (+57,1%) e a Renault Trucks com 47 (+74,1%). A Scania contou apenas com 26 matrículas (-52,7%), a DAF com 18 (-37,9%) e a Iveco com 17 (-5,6%). Já a MAN repetiu os 18 registos de há um ano.

Desta forma, o mês de julho fez com que o mercado nacional de camiões recuperasse as suas perdas acumuladas, com 2.307 matrículas, menos 8,1% do que no período homólogo de 2021.

Entre as principais marcas, apenas a Volvo, com 486 registos, e a Ford e a Scania, em quarto lugar com 283 matrículas, estão em terreno positivo (+64,7%, +165,5%, +1,1%, respetivamente). A Mercedes-Benz é a segunda no ranking, com 349 vendas, mas perde 21%. Já a Renault Trucks ocupa o quinto lugar com 235 (-30,1%), à frente da Iveco com 194 (-11,4%), da DAF com 177 (-25,3%) e da MAN com 111 (-73,1%).

Apesar deste ser um feito importante na história da Ford Trucks em Portugal, a marca tem o objetivo de atingir as 1.000 viaturas vendidas no mercado nacional: “Estamos neste momento nas 707 viaturas, mas cremos que, muito em breve, poderemos celebrar as 1.000 e festejar com toda a equipa, clientes e parceiros”, conta Bruno Oliveira.

É de referir ainda que no âmbito da sua estratégia em Portugal, a Ford Trucks continua a apostar na sua rede pós-venda com seis oficinas de Norte a Sul do País, tendo como propósito uma nova abertura em Braga, de modo a completar a sua rede nacional de assistência.