O grupo Yilport apresentou os resultados do primeiro semestre e revelou que os novos equipamentos instalados este ano no terminal de contentores de Alcântara, onde se incluem as quatro novas gruas de cais, permitiram um crescimento de 13% no volume de contentores e de 32% na carga geral.

Em comunicado, a Yilport Holding avança também que os seus terminais da Península Ibérica – Porto, Lisboa, Huelva e Ferrol, “começaram a crescer mais rapidamente após os projetos de expansão e investimentos”.

Os terminais que o grupo gere nesta região registaram, segundo a mesma fonte, um crescimento de 5% em contentores e de 25% no volume de carga ro-ro ( “roll on-roll off”), tendo Leixões crescido 4% com a movimentação de 360.978 TEU.

Em Leixões, o grupo turco afirma ter concluído já o investimento de 43 milhões de euros e na Liscont assegura que o investimento de 130 milhões será concluído até final de 2023.

“Os terminais ibéricos da Yilport estão mais fortes do que nunca”, diz o grupo na mesma nota, onde salienta estar a caminhar “em direção à meta de ser um dos principais operadores globais de terminais de contentores com 22 portos e terminais em 10 países”.

A empresa avança que está em negociações com autoridades portuárias em muitos países da América Latina, África, Europa e Turquia para mais de 10 projetos portuários, com o objetivo de “se classificar entre os 10 principais operadores globais de terminais de contentores até 2025”.

No primeiro semestre, os terminais de contentores geridos pela Yilport movimentaram um total de 3.412.604 TEU, o que representa um crescimento de 36%.