Em pouco mais de um ano, a mais famosa marca de chinelos de praia já deu uma nova vida a mais de 10 mil quilogramas de chinelos usados. Com a campanha ReCYCLE, a Havaianas reforça o seu compromisso com a economia circular e os produtos recolhidos em todo o mundo estão a ser transformados em novas matérias-primas para dar origem a uma grande diversidade de outros produtos.

Foi no ano passado que a Havaianas passou a disponibilizar na Europa diversos pontos de recolha que permitem ao consumidor devolver chinelos usados, garantindo um novo ciclo sustentável a cada par. Só na Europa, já existem mais de 180 pontos de recolha associados a esta iniciativa da Havaianas – um aumento de 111 locais em relação a 2021, 16 dos quais estão localizados em Portugal.

Através da disponibilização de diversas takeback boxes nas lojas, a marca comprometeu-se a tratar e reciclar os produtos e a transformá-los em novos objetos. Em Portugal, a Sportino foi o parceiro que se juntou a este programa, com a inclusão de Takeback Boxes em nove das suas lojas. Posteriormente, os chinelos são entregues à Rubberlink, empresa de reciclagem de borrachas, que os transforma em nova matéria-prima, seja para novos modelos, seja para materiais como tapetes de yoga ou fitness.

O programa ReCYCLE faz parte do compromisso da Havaianas para com um mundo mais sustentável, que pretende contribuir para melhores decisões de compra e maior eficácia da cadeia de produção – desde a criação ao pós-consumo.

Mas as iniciativas da marca neste âmbito não se ficam por aqui. Em janeiro de 2022 entrou no mercado de segunda mão, através de uma parceria com a White Stamp, start-up portuguesa de moda consciente, que reintroduz no mercado artigos usados e também alargou a oferta de artigos fabricados a partir de materiais reciclados, lançando uma nova linha de alpercatas ecológicas, produzidas com algodão reciclado certificado com o selo de sustentabilidade da Better Cotton Initiative.

Foto: Havaianas