A Vonzu, tecnológica catalã que pretende descomplicar os setores da logística e retalho, já ajudou a digitalizar 100 mil entregas este ano para os seus clientes portugueses através da sua plataforma. Este valor corresponde a um aumento de 30% quando comparado com período homólogo de 2021.

Fundada em 2018, a Vonzu surgiu como a solução para colmatar a necessidade premente, a nível Ibérico, de plataformas digitais para modernizar o sector de retalho e logística. O software da logtech espanhola simplifica e automatiza os processos logísticos e de distribuição, ao mesmo tempo que proporciona a melhor experiência de entrega possível ao cliente final.

Funciona, resumidamente, como um ecossistema que une retalhistas e operadores de transportes. Através de uma plataforma concebida para ser extremamente intuitiva e simples, os retalhistas podem ter uma visão 360º do seu negócio e das suas operações – aquilo que se denomina como “torre de controlo”; já os operadores de transportes conseguem acompanhar em tempo real, através também do uso da app Vonzu por parte dos motoristas, todos os processos e fazer uso de funcionalidades que permitem, por exemplo, a otimização de rotas. Partindo de uma configuração-base, uma das suas maiores propostas de valor é a completa personalização às necessidades específicas das empresas e aos desafios que o mercado proponha.

Na opinião de Mariana Jota, Diretora de Estratégia da Vonzu, “este aumento reflete o crescimento que temos tido não só em número de clientes em Portugal, mas também da relação com os que já tínhamos. O nosso software é feito “à medida” dos nossos clientes, pelo que esta trajetória positiva no volume de expedições é apenas possível quando esta simbiose evolui; gostamos de pensar que atuamos sempre como uma extensão dos nossos parceiros. O nosso poder de adaptação é também um dos fatores que distingue a Vonzu das restantes soluções no mercado: a flexibilidade que oferecemos no nosso software abre as portas a decisões tomadas com base em dados, através de toda a informação e insights, em tempo real – para que o negócio possa ser otimizado a qualquer momento e, por consequência, aumentar a rentabilidade do mesmo”.

O crescimento da startup em Portugal tem sido exponencial desde que a empresa catalã começou a operar no país, com uma pequena empresa de entregas, em 2019: atualmente, o país já representa 25% do volume total de clientes, entre os quais se encontram retalhistas como a Leroy Merlin, Tintas CIN e ainda transportadoras como a W Transportes ou Elsa Pimenta.

Mariana Jota, que se juntou à empresa em 2019, acrescenta que “este ano esperamos atingir 1 milhão de euros de faturação e contamos que o mercado português perfaça 20% desse total, ou seja, prevemos um aumento de faturação no país na ordem dos 150%. Para isto, contamos também que o número de envios digitalizados supere em 70% o volume do ano passado”.

Em termos globais, desde a sua fundação – há pouco mais de quatro anos –, a tecnológica tem registado um crescimento médio anual de 300%. Para já, os próximos passos incluem a recruta de uma equipa local de cinco pessoas em Lisboa, nas áreas de desenvolvimento de software, vendas e apoio ao cliente, para o seu espaço de trabalho no cowork LACS Conde d’Óbidos.