Os operadores do terminal Aveiport e PTM Ibérica passarão a usufruir de novas funcionalidades de monitorização de operações, simulação digital e gestão logística, tendo por base as soluções 5G da Vodafone e da Ericsson.

A utilização da rede 5G permitirá ao Porto de Aveiro monitorizar e gerir a sua carga em tempo real através de soluções de replicação digital e de aplicações e dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada. Estas inovações tecnológicas têm como objetivo reduzir a pegada ambiental das atividades e melhorar a eficiência, a segurança e a rentabilidade das operações.

Para Henrique Fonseca, administrador com o pelouro da Unidade de Negócios Empresariais da Vodafone Portugal, “a solução instalada no Porto de Aveiro vai permitir, a quem está todos os dias na linha da frente das exportações portuguesas, percecionar as vantagens reais de uma rede 5G potente, fiável e flexível como a da Vodafone. Ao agilizar as suas tarefas e permitir expandir a sua atividade, a nossa rede dá um contributo claro a um dos pontos nevrálgicos da economia nacional, abrindo caminho a outros operadores que queiram implementar soluções diferenciadas”.

Assim, este projeto, assente numa rede privada 5G, em software logístico dedicado e em câmaras de alta definição, implementado em maio num dos armazéns do Terminal Multiusos da Administração do Porto de Aveiro, irá possibilitar avanços substanciais aos operadores portuários na localização, movimentação e armazenamento de cargas.

De acordo com Gema Brea Ibáñez de Gauna, diretora de Vendas da Ericsson, “os portos e a navegação são vitais para o bom funcionamento de uma economia global. A transformação digital desta indústria representa uma oportunidade única para Portugal, e as redes 5G privadas vão permitir acelerá-la. Graças às mais inovadoras soluções da Ericsson e à rede 5G da Vodafone, o Porto de Aveiro vai tornar-se num dos mais modernos do país, com uma conectividade móvel rápida, segura e fiável a abrir novas possibilidades para ser precursor de um futuro sustentável”.

A utilização desta aplicação irá permitir aos operadores identificarem a posição da sua carga em tempo real numa área designada do terminal. Recorrendo a um Expert System e a tablets com realidade aumentada, os trabalhadores também poderão guiar as operações de carga e armazenamento dos fretes. Ademais, é disponibilizado um gémeo digital, ou seja, uma réplica do terminal em tempo real construída com informações recolhidas a partir da carga, do plano de carga, dos fretes e dos veículos.

Além de se utilizar um algoritmo logístico especializado para organizar e posicionar os fretes, com os óculos de realidade virtual será possível ainda simular uma operação de carga completa, verificando fretes, a sua posição e definindo a melhor estratégia para a operação.

Segundo Isabel Moura Ramos, vogal do Conselho de Administração do Porto de Aveiro com o pelouro de desenvolvimento de negócios, “a APA aceitou, desde logo, o desafio lançado pela Vodafone e Ericsson na certeza que esta prova de conceito será um acelerador para a modernização, eficiência e descarbonização do Porto de Aveiro, podendo vir a ser um exemplo a nível nacional. Esperamos como resultados, a otimização e eficiência da gestão das operações de cargas de dimensões variadas num armazém que é hoje da Autoridade Portuária, mas utilizado pelos dois operadores portuários, parceiros do projeto”.

Desta maneira, a rede 5G estará ao serviço da eficiência, segurança, rentabilidade, competitividade e sustentabilidade de um dos principais portos marítimos portugueses, o Porto de Aveiro.