A Universal Robots, fabricante dinamarquês de robôs colaborativos (cobots), vai acrescentar um cobot de 20 kg à sua gama, o  UR20. E com a “Collaborate Tour” já na estrada, na próxima semana, no dia 7, em Lisboa, os interessados podem conhecer ao vivo alguns robôs da UR, aconselhar-se com especialistas e até experimentar um simulador.

O UR20 surge com um design completamente novo que permitirá ciclos ainda mais rápidos e a capacidade de lidar com cargas mais pesadas. O seu alcance de 1750 mm foi desenhado para trabalhar até à altura completa de uma europalete, o que irá transformar a forma como as empresas embalam e paletizam, enquanto a sua dimensão reduzida permitirá às empresas produzir mais dentro do espaço existente.

Além da paletização, a Universal Robots espera que o UR20 possa ser usado na soldadura, manipulação de material, a carregar e alimentar máquinas, bem como para soluções inovadoras criadas pelo seu extenso ecossistema de parceiros.

“Isto não é apenas uma versão maior dos nossos cobots existentes: é o cobot redefinido. O UR20 é o cobot mais inovador que já alguma vez produzimos e a mais recente evolução em 17 anos de experiência técnica na indústria de robótica. Os nossos engenheiros especializados reformularam totalmente o braço, retendo o mesmo interface de utilizador intuitivo pelo qual somos, há muito, reconhecidos”, diz o presidente da empresa, Kim Povlsen. “Os benefícios do UR20 são significativos, desde ciclos mais rápidos e a capacidade de movimentar cargas mais pesadas, a um maior alcance com uma dimensão reduzida. Incorporámos, também melhorias de software avançadas, dando aos utilizadores capacidades de controlo de movimento sem precedentes”, sublinha ainda Kim Povlsen.

A multinacional dinamarquesa tem já uma forte presença em pequenas, médias e grandes empresas em todo o mundo. Com o objetivo de ajudar as empresas nesta caminhada da automatização lançou uma nova campanha chamada “Collaborate Tour”, no âmbito da qual serão promovidos eventos em Portugal e Espanha para aproximar ainda mais a robótica colaborativa do tecido industrial.

O próximo evento da tour em Portugal, de participação gratuita, é já no dia 07 de julho, em Lisboa, onde serão apresentadas soluções de robótica e automatização acessíveis a empresas de todas as dimensões.

A sessão irá contar com um distribuidor especializado da Universal Robots Portugal, a Stockfer e  na agenda está prevista uma primeira parte da sessão, onde será abordada a evolução e as vantagens da robótica colaborativa e a forma de integrar um cobot de maneira simples e rentável. Posteriormente serão feitas demonstrações de soluções específicas por parte dos parceiros da Universal Robots. A empresa colocará também os seus especialistas locais à disposição dos participantes para oferecer um serviço personalizado de aconselhamento com uma sessão de demonstração dos produtos UR+.

Os profissionais interessados podem fazer a inscrição e encontrar informação adicional AQUI.