Em abril de 2021, a Nestlé iniciou um projeto que visa transformar toda a sua frota de automóveis em veículos elétricos (cerca de 500 unidades). A empresa prevê que o objetivo seja alcançado em 2025, de modo a atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Este projeto, que está inserido na estratégia de Green Vision da empresa, irá ser um marco importante para a redução do impacto ambiental das operações da Nestlé, conseguindo reduzir 1800 toneladas de CO2 por ano. De acordo com Alexis Pinheiro, Workplace Solutions Manager da Nestlé Portugal, a iniciativa é um “exemplo de que é possível tirar partido desta tecnologia e colocá-la ao serviço da sustentabilidade das operações nas empresas”.

Contudo, esta mudança de paradigmas também acarreta dificuldades, primeiramente no que diz respeito às alterações de rotinas diárias e, por outro lado, pelo facto de ser necessária a construção de uma infraestrutura logística de apoio a esta transformação. Deste modo, a Nestlé irá realizar ações de formações tendo em vista a explicação sobre estes veículos elétricos e, ainda, dotar todos os seus sites de postos de carregamento de viaturas, no edifício sede, em Linda-a-Velha, nas fábricas de Avanca e Porto e ainda na sua delegação comercial do Funchal.

Até 2025, a previsão é de que se instalem 64 postos de carregamento de veículos: 12 na fábrica do Porto, 8 na fábrica de Avanca, 40 na sede, em Linda-a-Velha, e 4 na delegação comercial no Funchal. Além destes, a Nestlé disponibiliza também toda a rede de abastecimento público (Mobi-E), ou as redes disponibilizadas pelas zonas comerciais dos parceiros de negócios retalhistas da empresa.

Ademais, no último ano foram entregues 50 viaturas ligeiras elétricas. Para este ano está prevista a entrega de mais 66, tendo a Nestlé Professional recebido no início do ano as suas primeiras cinco carrinhas elétricas comerciais destinada à sua equipa de vendas.