A APCADEC promoveu no dia 23 de junho o seu congresso anual. Com o tema “Desafios do procurement em tempos de mudança”, o evento contou com a presença de profissionais do setor das compras para em conjunto debaterem algumas das questões que impactam a sua atividade profissional.

De acordo com João Botelho, presidente da APCADEC, este evento permitiu aos “compradores e às pessoas que estão na área das compras estarem juntas, partilharem experiências e verem quais é que são as melhores práticas que existem nesta área”. Depois de dois anos de pandemia, este foi um dia de muito networking, com temas, sessões e oradores muito diversificados. João Botelho enfatiza a importância deste regresso: “assim que o pudemos fazer, fizemo-lo, e procurámos que fosse com uma agenda um bocadinho diferente para dar aos nossos associados, aos profissionais de compras e a todos os participantes, não só uma visão estrita sobre temas de compras mas também uma visão sobre temas mais alargados”.

As sessões contaram com oradores como Pedro Reis, ex-presidente da AICEP, cabendo depois a Constança Monteiro Casquinho, professora da NOVA SBE, abordar o tópico “Self & Other Awareness: uma ferramenta de optimização”.

Seguiu-se a mesa redonda, onde foram debatidos os “Desafios do procurement em tempos de mudança”, da qual fez parte Pedro Amorim, diretor geral da Experis, Carlos Mota Pinto, Director of Global Procurement Unit EDP, Dinora Guerreiro, responsável pela cadeia de fornecimentos e transporte, da Volksvagen autoeuropa e Mariana Coimbra, managing director da TDGI, SA – Teixeira Duarte Group, falando sobre as suas experiências nas organizações em que se encontram, neste período tão desafiante para os profissionais de procurement. Houve também tempo e espaço para a apresentação de vários cases studies, bem como para Alexandre Monteiro, autor dos best sellers “Os segredos que o nosso Corpo Revela” e “Torne-se um decifrador de pessoas” partilhar com a assistência algumas dicas úteis no seu dia-a-dia profissional.

Continuam a ser muito desafiantes e incertos estes dias para quem se movimenta profissionalmente nas cadeias de abastecimento e, em particular, na área de compras e procurement. João Botelho realça esse ponto ao dizer que “as pessoas estão muito ocupadas, em particular os compradores”, efeitos provenientes, como o tema da conferência apontava, das mudanças ocorridas no procurement, respetivamente com a pandemia e mais recentemente a guerra na Ucrânia, que levaram a uma quebra abrupta das cadeias de abastecimento e consequentemente os profissionais a terem de se desdobrar para lidar com a volatilidade dos preços e até prazos de entregas que diminuíram, havendo a necessidade de fazer novos contratos.

Não obstante, o presidente da APCADEC rematou que “é muito bom ver que as pessoas conseguiram arranjar um tempo na sua agenda para estar aqui e puderem também levar algumas lições e ensinamentos que temos vindo a abordar e partilhar ao longo do dia”.