Já foram comunicadas as decisões relativas aos 64 consórcios que apresentaram as propostas finais na segunda fase do concurso das Agendas Mobilizadoras e às Agendas Verdes para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Entre os 51 projetos que passaram à fase de negociação está o NEXUS, liderado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS)

Depois de analisadas todas propostas finais, foram pré-selecionadas 51 Agendas que entrarão agora na fase negocial, durante a qual serão fixados os montantes de apoio em função do pacote financeiro disponível.

Promoção de uma Agenda em torno das redes logísticas e de transportes, focada em inovar, desenvolver, demonstrar e iniciar a valorização e exploração de produtos e serviços, com forte potencial de exportação, e que abordem os principais desafios e gaps identificados na logística em Portugal.

A Agenda NEXUS criará um ecossistema de 28 produtos e serviços para a Transição Verde e Digital nos setores dos transportes e multimodal. No centro deste ecossistema, o produto core, está o NEXUS Open Data Collaboration Platform que compreende um conjunto de aplicações e serviços

De destacar também a componente NEXUS Hardware Assets  com produtos de hardware inovadores que exploram princípios de IoT e promovem importantes sinergias entre a plataforma colaborativa de dados abertos e as demais aplicações e serviços. Cada um destes terá a sua representação digital (digital twin), visando a partilha e receção de dados, destinados a melhorar a performance das operações.