Os engenheiros da Uber desenvolveram uma versão personalizada da plataforma Uber para ajudar a entregar toneladas de mantimentos de emergência em toda a Ucrânia. A tecnologia está atualmente implementada em Dnipro, com planos de expansão para Lviv, Vinnytsia, Kyiv e Chernivtsi.

O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) está a trabalhar com a Uber Technologies Inc, plataforma global de mobilidade e entrega, para transportar assistência de emergência a pessoas necessitadas em áreas urbanas da Ucrânia com recurso a uma versão personalizada da plataforma da Uber.

Com veículos de maior dimensão a enfrentar problemas para alcançar os necessitados em áreas de difícil acesso, a colaboração com a Uber permite que o PAM coordene, despache e rastreie melhor uma frota de veículos menores que entregam itens de socorro de armazéns para pessoas necessitadas em áreas densamente povoadas da Ucrânia.

Através desta plataforma, o PAM pode entregar os seus alimentos às pessoas que precisam do seu apoio, ao efetuar entregas a partir de veículos de vários tamanhos, ao rastrear cada viagem até ao seu destino e ao confirmar que as entregas foram feitas em segurança.

Graças a esta colaboração, o PAM já entregou alimentos do seu armazém em Dnipro para outras partes da cidade, prontos para distribuição. Outras entregas também estão em andamento a partir de zonas do país como Lviv, Vinnytsia, Kyiv e Chernivtsi. O ponto de situação das entregas pode ser acompanhado em tempo real através da plataforma.

“O PAM está a desempenhar um papel crítico no fornecimento de alimentos e assistência financeira aos mais afetados pela guerra na Ucrânia. Esta tecnologia ajuda o PAM a facilitar a sua resposta e melhora a forma como servimos as comunidades na Ucrânia que dependem de nós”, disse Matthew Hollingworth, Coordenador de Emergências do PAM na Ucrânia. “Melhora o nosso acesso às empresas ucranianas dentro da rede da Uber, tornando as nossas operações mais eficientes e, ao mesmo tempo, aproveitando as capacidades locais.”

“A Uber está entusiasmada por trabalhar com o PAM para ajudá-los a distribuir com mais eficiência alimentos de emergência em toda a Ucrânia, ao fornecer acesso gratuito a uma versão personalizada da plataforma Uber”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber. “Através da nossa tecnologia, o PAM pode agora agendar, despachar, rastrear e gerir entregas com recurso a uma rede de carros e pequenas carrinhas para pontos de distribuição final dentro de um raio de 100 km dos armazéns do PAM em todo o país.”

A este trabalho soma-se uma doação de 250.000 dólares americanos feita pela Uber ao Programa Alimentar Mundial para apoiar a resposta de emergência na Ucrânia. “Agradecemos à Uber por ajudar-nos a fornecer assistência humanitária crítica na Ucrânia. Colaborações do setor privado como esta são essenciais para nos ajudar a implementar soluções personalizadas e inovadoras para enfrentar desafios complexos”, disse Barron Segar, Presidente e CEO do Programa Alimentar Mundial EUA.

O PAM ampliou rapidamente as suas operações dentro e na periferia da Ucrânia nos últimos três meses. Até ao final de junho, o PAM irá fornecer alimentos e assistência financeira a mais de 3 milhões de pessoas por mês no país.