O grupo internacional de tecnologia Körber assinou uma parceria estratégica com a empresa canadiana de robótica Attabotics. No futuro, a Körber deverá equipar as empresas europeias com a tecnologia de armazenamento e recuperação automatizada 3D da Attabotics. Nos EUA e Canadá, a tecnologia já foi implementada com sucesso em diversas empresas de comércio eletrónico. 

A Körber Business Area Supply Chain Automation não é apenas pioneira tecnológica como está sempre à procura de parceiros inovadores e foi assim que nasceu esta parceria com a Attabotics. Em conjunto, as duas empresas esperam responder às necessidades das empresas de comércio eletrónico europeias e ajudá-las a superar os desafios do cumprimento de encomendas. A Körber será um revendedor, integrador e parceiro de implementação da solução da Attabotics na maior parte da Europa.

A solução da Attabotics é baseada numa estrutura de grelha vertical, que poupa muito espaço. Os produtos são armazenados em contentores quadrados (571 x 571 mm no interior). Os robôs podem viajar por cima da grelha, por baixo da grelha e verticalmente através dos poços para armazenar ou recuperar os totais e transportá-los para os postos de trabalho integrados. Segundo a empresa, esta arquitetura única aumenta a flexibilidade e a velocidade dos processos nos armazéns. Por outro lado, permite altas velocidades de recolha, tem sequenciação incorporada e pode lidar com tempos de resposta curtos.

“Tive esta ideia louca de reconfigurar o espaço do armazém após assistir a um documentário sobre como as formigas cortadoras de folhas acedem verticalmente às suas colónias. Um sistema 3D é o que faz sentido”, diz Scott Gravelle, CEO e fundador da Attabotics. “Estamos muito satisfeitos com esta parceria. A forte experiência e presença da Koerber na Europa é muito gratificante para a Attabotics e irá oferecer aos clientes um parceiro de confiança para as suas operações”.

Michiel Veenman, Vice-Presidente da Körber Fulfillment Solutions na Körber Business Area Supply Chain Automation, acrescenta: “flexibilidade, capacidade de resposta e desempenho são essenciais para as operações hoje. Acreditamos que a solução Attabotics oferece uma combinação especialmente forte de características que ainda não estava disponível no mercado europeu. Com a tecnologia Attabotics, a Körber pode agora oferecer aos nossos clientes o próximo passo na automatização”.

A Körber Business Area Supply Chain apresentou o sistema robotizado na feira de logística LogiMAT, que terminou em Estugarda, no dia 2 de junho.