A EDP Labelec, de modo a digitalizar e tornar mais eficiente o seu processo de inspeção de linhas, desde o momento da recolha de dados até à entrega dos mesmos ao cliente, decidiu apostar na ferramenta Power Apps da Microsoft.

A empresa pertencente ao grupo EDP tem como serviços especializados a consultoria energética e o apoio à manutenção de instalações elétricas do setor industrial, e, como tal, tem a seu encargo a inspeção de linhas, processo que acarreta diversas preocupações tanto económicas como logísticas, dado que nesta técnica são utilizados helicópteros pagos por hora.

O processo de registo das inspeções é feito de forma manual, ou seja, ao ser realizada a inspeção o colaborador vai preenchendo um formulário que quando chega ao fim é entregue às equipas de backoffice e, posteriormente, entregues ao cliente. Por este procedimento ser vagaroso a EDP decidiu apostar no digital.

A solução encontrada para tornar o processo mais ágil e eficiente foi aderir à ferramenta Power Apps da Microsoft de modo a desenvolver uma aplicação otimizada para tablet. Assim, o utilizador consegue mexer e registar mesmo sem internet, uma vez que as linhas nem sempre se encontram em lugares de fácil acesso, os dados da inspeção.

A aplicação processa todos os dados assim que se liga o acesso à internet e passa a ser possível, imediatamente, que a equipa de backoffice comece a trabalhar tendo acesso às diversas métricas que a aplicação possui, sem tempos de espera.

André Coelho, o responsável do Departamento de Inspeção de Ativos, explica que “o desenvolvimento desta aplicação permitiu dar um passo significativo na digitalização do nosso processo de inspeção de linhas, contribuindo para o aumento da eficiência da nossa operação e para a redução do nosso tempo de análise de dados”.

“O tipo de projeto (Quick win), a ferramenta utilizada (Power Apps), a equipa de desenvolvimento da Xpand IT e o acompanhamento da equipa de DGU foram fundamentais para o sucesso do projeto”, acrescentou.

Deste modo, esta aplicação foi um passo importante para a substituição de um processo que era manual para digital, diminuindo o tempo de espera para passar à próxima fase aprimorando a comunicação entre as equipas envolvidas.